A batalha de Arthur

375
Compartilhar

Solidariedade

Morador de Porto Belo, o menino de quatro anos, precisa de ajuda para lutar contra doença rara, que atinge um a cada 50 mil recém-nascidos. A meta da família, que criou uma vaquinha online é de R$ 150 mil. Saiba como ajudar.

Cleyton Amaral

Esse garotão aí da foto é Arthur Antônio Valim Santos! Ele tem 4 anos e tem um problema congênito nas pernas, chamada Hemimelia Fibular Bilateral. Uma doença rara que atinge uma a cada 50 mil recém-nascidos, que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da Fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da Tíbia é responsável pela sustentação corporal. Arthur precisa passar por várias cirurgias nas pernas e ligamento dos joelhos, mas para que isso aconteça, a família que mora no bairro Perequê, em Porto Belo, precisa da sua ajuda! O valor das cirurgias está orçado em R$ 150 mil reais, tudo para que ele tenha condições de ter uma vida melhor!

Procedimentos

A cirurgia nas pernas é uma reconstrução de ossos para alinhar e implantar uma gaiola, tanto no lado esquerdo, como no direito. A perna esquerda exige mais cuidados, por ser mais grave e mais encurtada que a outra. Diante disso, de acordo com a família, o médico decidiu operar em duas etapas, para fazer uma perna por vez. O objetivo é fazer a perna esquerda chegar no tamanho da direita. Essa é uma longa batalha que os papais Claudia Valim da Rocha e Ezequiel Antônio dos Santos enfrentam desde o dia que o Arthur nasceu. Ele está na fila do SUS já faz quatro anos, e até o momento nada. “Já entrei via judicial, está tudo nas mãos da juíza, só falta ela assinar o pedido das cirurgias, mas já esperamos por isso há um ano, e até agora nada também”, relata a mãe em tom de tristeza.

Problema se agrava

“Conforme meu filho cresce, o problema está se agravando, prejudicando o seu desenvolvimento e causando dores, por isso estou aqui, pedindo sua ajuda! Hoje três pessoas me ajudam com esta vaquinha virtual, para que a gente consiga arrecadar o valor necessário para as cirurgias do Arthur. Sei que de pouquinho em pouquinho A GENTE VAI CONSEGUIR esse valor e ele vai poder correr, andar normalmente e calçar o sapatinho que ele tanto deseja! Se você sentir no seu coração que pode ajudar a minha família, seremos eternamente gratos! Espero em breve poder fazer outro vídeo mostrando a evolução da cirurgia do Arthur para enviar a todos vocês, agradecendo cada um que nos ajudou nessa busca”, expressa a mamãe.

Sobre a doença

Hemimelia Fibular é uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da Fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da Tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas.

A frequência dessa malformação é muito rara: 1 a cada 50.000 mil nascidos e ocorre durante a gestação. As causas para que ela ocorra ainda são desconhecidas, porém, fatores como: traumas, influências ambientais externas e infecções virais são as razões mais prováveis.

A Hemimelia Fibular gera deformidades no pé e tornozelo, além de um crescimento desigual entre as pernas, gerando um desequilíbrio e fraqueza muscular na criança.

Doações

O contato da família é o (47) 9 9686 – 2432 e do pai do Arthur, Ezequiel, é o (47) 9 9734-1870. O endereço da vaquinha online http://vaka.me/826048

Para doações

Caixa Econômica

Agencia: 3298

Operação: 013

Conta: 37549-9

Arthur Antonio Valim Santos