Alunos com autismo têm atendimento de qualidade em Itapema

120
Compartilhar

Inclusão
No Dia Mundial do Autismo, celebrado na terça (02/04), Itapema tem muito para comemorar. Desde o ano passado, mais de 40 estudantes da Rede Municipal de Ensino com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista recebem atendimento na Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), além dos trabalhos desenvolvidos nas salas do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAESPE).

Atendimento multiprofissional

 Na AMA os alunos recebem atendimento multiprofissional e de forma integrada envolvendo também os familiares do estudante e a equipe escolar. O convênio surgiu a partir de uma demanda da Secretaria de Educação enviada ao Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) que destinará o recurso do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para a realização do projeto. O encaminhamento é feito pelo Departamento de Educação Inclusiva e o atendimento acontece na Rua 250.


Já o atendimento nas salas do NAESPE acontece nas escolas de Ensino Fundamental e em um núcleo de Educação Infantil. Os alunos são recebidos em contra turno escolar com atividades que ajudam no desenvolvimento motor e na aprendizagem, além dos professores darem suporte no planejamento do professor regente.

 “Itapema hoje é uma referência para toda Santa Catarina no cuidado dos nossos alunos com autismo com o belo trabalho desenvolvido pela AMA e toda a equipe da Educação Inclusiva”, destacou a prefeita Nilza Simas.