Ano novo, “tarifaço” novo para os itapemenses

609
Compartilhar

Taxa do lixo

A Prefeita NIlza Simas iniciou o ano de 2019 já onerando a população itapemense. Uma das suas primeiras medidas de ANO NOVO foi autorização do reajuste de 9,694% na Tarifa de Lixo (TRS) para este ano de 2019.

Cleyton Amaral

O ano mal começou e os itapemenses já terão que abrir a carteira e desembolsar ainda mais para pagar a taxa de lixo. Tudo por conta do decreto municipal 187/2018 que foi publicado no dia 03 de janeiro, mas que já passa a valer desde o dia 01/01/19, ou seja, vigência imediata.

De acordo com o decreto da prefeita Nilza Simas, reajusta a tarifa de resíduos sólidos –TRS, o percentual de 9,6940% correspondente à variação do IGP-M acumulado no período entre dezembro de 2017 a novembro de 2018.

Porém, a grande maioria da população reclama da demora no recolhimento do lixo na orla e, principalmente, nos bairros. Nossa reportagem recebeu queixas de munícipes que citam que o caminhão não passa desde o final do ano passado. Muitos dos moradores ficaram surpresos e não aprovaram o aumento na tarifa do lixo, uma vez que o serviço prestado pela empresa Ambiental, concessionária responsável pelo recolhimento, vem ficando a desejar.

A empresa

No portal da concessionária há a seguinte informação: na alta temporada, é realizada, diariamente, no centro e em Meia Praia. Nos bairros, é realizada três vezes por semana. Na baixa temporada, a coleta é realizada três vezes na semana, em toda a cidade. Observação: A coleta de resíduos sólidos comuns não inclui o recolhimento de terra, areia, entulho de obras públicas ou privadas e resíduos industriais perigosos.

Os serviços são realizados por funcionários da Ambiental, devidamente treinados e orientados para desempenhar suas atividades com segurança, respeito e cortesia. Os resíduos são coletados e transportados até o Aterro Sanitário de Biguaçu por caminhões especialmente equipados e sinalizados.

Os serviços de coleta da Ambiental são realizados periodicamente, de acordo com as demandas estabelecidas pelas prefeituras das cidades onde atua. Esses serviços incluem coleta de resíduos sólidos comuns, resíduos recicláveis, resíduos sólidos especiais e resíduos sólidos de serviços de saúde. Todos os resíduos coletados pela Ambiental passam por tratamento e disposição final adequado.

A prefeitura

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura municipal de Itapema, mas até o fechamento desta edição, não haviam se manifestado sobre o aumento do imposto.

Onde cobrar

Ambiental/Limpeza Urbana

Rua 916A, 111 – Alto São Bento

Fone: (47) 3368-1788

 

Fala, Povo!!!

Veja o que os contribuintes estão achando do serviço prestado pela concessionária

Marcelia Mosson da Silva

Já pagamos caríssimo esta taxa e não tem incentivo para reciclagem nesta cidade o que diminuiria muito o lixo levado pelo caminhão… Mas não reciclagem de carroceiros reciclagem da prefeitura incentivando a separar o lixo, não só um caminhão passando correndo uma vez por semana e sem se saber o horário……… reciclagem não tem isso aqui!

Elisangela Petrocelli –

Vamos esperar para ver generosa com o aumento do salário dos funcionários, pois ela foi com a Praiana, agora com a taxa de lixo, o IPTU deve ter aumento também, vamos só aguardar.

Paula Mara Vieira –

Para mim o serviço está péssimo, no inverno as ruas laterais são esquecidas, mesmo pagando a taxa eu e meu pai temos que varrer sempre, taxa essa que agora vai aumentar!

Ana Paula Feil –

Na rua 806 B, no bairro Casa Brabca, desde semana passada não passa o caminhão de lixo……uma vergonha…. Os cachorros rasgam os lixos fica espalhado…. Um cheiro horrível

Kathlen Holstein –


 No meu bairro Taboleiro tive que ligar para a matriz da prestadora de serviço para recolherem o lixo que já fazia oito dias que não recolhiam. Vieram na hora após a ligação