APA COMEMORA ANIVERSÁRIO DE FLORIANÓPOLIS COM A MAIOR CORRIDA DE SUA HISTÓRIA PROMOVENDO A PAZ NA VILA UNIÃO

503
Compartilhar
Corrida também marca a estréia da primeira pilota no grid da categoria.
Encorpando a celebração de 349 anos da cidade de Florianópolis e ainda no clima do Mês da Mulher, a Associação de Pilotos Amadores de Kart (APA Kart) abrirá neste sábado (23/03) sua temporada 2019 com uma grande festa no Kartódromo dos Ingleses. A categoria, além de estrear a primeira pilota em seu grid, também comemorará o aniversário da cidade trazendo para dentro do kartódromo atrações culturais, gastronômicas e cívicas, com a intenção de fortalecer a Vila União, que ainda teme a volta de um passado amargo em referência ao tráfico de drogas que assolava a região.
O evento será realizado com diversas parcerias, que celebrará também os sete meses do sucesso da Operação Mãos Dadas da Polícia Militar, que atuou diretamente na pacificação da região norte da Ilha. A Secretaria de Esportes e Cultura de Florianópolis cederá brinquedos infláveis e atrações culturais, o 1º Batalhão de Bombeiros Militares, por meio do seu Grupo de Busca e salvamento (GBS) levará caminhões e equipamentos de resgate para demonstração, a Polícia Militar trará quadriciclos da patrulha de praia, os carros do Batalhão de Choque, além de alguns dos animais que compõem as Companhias de Policiamento Com Cães e Cavalaria.
Junto com essas atrações, a recém fundada Associação de Moradores da Vila União irá fazer um “cachorro quente solidário”, gratuito para a comunidade e os presentes no kartódromo, em parceria com a rede Brasil Atacadista, Água da Serra, Belíssima CasaDiFrutas e AllBread Panificação, que doaram todos os insumos para fazer o alimento.
CONTEXTO
A Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina deflagraram, em Agosto de 2018, a operação Mãos Dadas, com o objetivo inicial de diminuir os índices de criminalidade para, posteriormente, pacificar a região. O Kartódromo dos Ingleses era considerado uma zona de risco, pois ficava no meio de três zonas controladas pelo tráfico. Com uma proposta diferenciada, a APA apoia a Operação e tenta construir uma mensagem que extrapola os limites da pista, visando sempre o movimento dos espaços de corrida e a angariação de novos fãs para o esporte, que um dia já foi muito popular no país.
Tendo em vista esses fatores, a corrida em Ingleses terá um toque especial, pelo fato do histórico recente da região. “O que queremos mostrar é que esse esporte pode ser acessível e gentil, antes de tudo. O automobilismo é tão divertido, colorido e alegre quanto qualquer outro esporte, e Ingleses representa um passo importante na nossa história, pois estamos tendo a oportunidade de movimentar positivamente um espaço que já foi um dos melhores do país, e que agora vive um momento de revigor depois de um período de medo e insegurança”, diz Thiago Fuck, presidente da APA Kart.
Para Arizoli Pereira, atual administrador do Kartódromo, a parceria com a APA e com as instituições apoiadoras mostram o começo de uma nova era deste que já foi um dos melhores espaços desportivos do país. “A operação Mãos Dadas foi um sucesso, esperamos que isso se mantenha. Temos moradores da região trabalhando conosco dentro do kartórdromo, e observamos que a própria Vila União virou a página, se livrou do estigma de ser uma área perigosa e hoje respira em paz e olhando para o futuro”, diz.
Arizoli comenta a importância da mensagem que eventos como esse passam, principalmente sobre o espaço. “A pro atividade da APA em fazer essa mediação é de extrema importância, pelos contatos e, principalmente, pelo interesse em reerguer a história deste kartódromo, que é tradicional no país. Ingleses vive hoje um novo momento, é um espaço bacana, seguro, em que você pode trazer a sua família para usufruir sem perigos. É isso o que queremos mostrar”, afirma.
PRESENÇA FEMININA
Comemorando o mês da mulher e incentivando a igualdade e acesso ao esporte, a Associação de Pilotos Amadores de Kart (APA Kart) terá uma mulher em seu grid pela primeira vez em sua história. A pilota que irá compor o grid da APA este ano se chama Claudia Carla Cardozo. Ela é Engenheira Florestal e Bombeira Militar, tem 27 anos, 16 deles dedicados ao kartismo junto com a família.
Claudia exalta o clima da APA e fala sobre suas expectativas para o campeonato deste ano. “Me sinto muito honrada em ser a primeira mulher desse grid. A APA é bem conceituada, acredito que será muito bacana e divertido. Existem poucas mulheres nesse esporte e muitas acham que não é para nós. Mas digo que o kart – e qualquer outra atividade – é para quem quiser e gostar. Uma coisa é certa: As pessoas não podem fazer as coisas para agradar ninguém, que não seja você mesmo! Então, se você gosta, seja lá do que for, independente do seu sexo, idade, cor ou qualquer outra coisa, aquilo é sim para você! Espero incomodar os meninos e inspirar outras mulheres a virem correr”, afirma.
SOBRE A APA
A APA é uma associação de pilotos amadores de kart que, sem fins lucrativos, decidiu se unir para correr e exercitar suas paixões. O que começou com uma ideia de dois amigos, Diego Pardo e Thiago Fuck, hoje se tornou uma das categorias mais procuradas pelos pilotos de kart, pelo fato dela proporcionar um bom ambiente de encontro e amizade, prezado principalmente pelo baixo custo. Abrindo seu terceiro ano de vida, a APA sempre registra uma média de 30 pilotos em seu grid e hoje parte para a expansão, tanto de filiados quanto de fãs. A categoria conta com o apoio da AllBread Panificação, Belíssima Casa Di Frutas, Água da Serra e Brasil Atacadista.
SOBRE A ETAPA
A 1ª etapa da APA Challenge 2019 acontece no dia 23 de Março, das 9h da manhã até às 18h, no Kartódromo dos Ingleses, que fica na Estrada Anarolina Silveira Santos, 691. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.


SUGESTÃO DE FONTES

 
Thiago Fuck – Presidente da APA
Arizioli Pereira – Administrador do Kartódromo
Capitã Gabriela – Coordenadora do Operação Mãos Dadas da PM
Ronnie Rogério de Souza – Representante da Associação de Moradores da Vila União