Apresentações artísticas e muita cultura marcam 4º Encontro Internacional de Etnias

14
Compartilhar

Foi um sucesso

A diversidade cultural demonstrada por meio da dança garantiu um espetáculo artístico no último final de semana na Praça da Paz, em Itapema. Durante três dias, a programação do 4º Encontro de Internacional de Etnias reuniu artistas do Equador, México, Chile, Paraguai e Argentina, além de grupos do estado do Pará, Rio Grande do Sul o grupo de Itapema Tropeiros do Litoral.

Quem esteve na Praça da Paz para acompanhar as apresentações fez uma viagem cultural. Cada grupo mostrou um pouco da sua cultura local com danças, trajes e muita alegria. O espetáculo foi apreciado por muitas famílias, que mesmo com a chuva fez questão de acompanhar o encontro.


O Encontro de Etnias foi uma realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, Associação Internacional Folclore Latino Americano (AIFL), com apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico e integrou a programação dos 57 anos de Itapema que segue durante todo o mês de Abril.

Para nós é um orgulho realizar a quarta edição deste evento que só cresce. Agrademos a Prefeitura de Itapema pelo apoio e a todos que fazem esse sonho se tornar realidade”, afirmou um dos organizadores do evento, Rudimar do Nascimento.

Apresentação na Câmara de Vereadores

A Sessão Ordinária da Câmara de Itapema da última terça, dia 02 de abril, se encheu de brilho e alegria. O que era para ser apenas mais uma Sessão da semana, com discussões e votações dos vereadores, ganhou cores e significados especiais. Assim, o parlamento de Itapema recebeu o lançamento do 4º Encontro Internacional de Etnias.

A alegria e o encanto ficaram por conta das danças folclóricas latino-americanas, com apresentações de três grupos participantes do Encontro de Etnias, que aconteceu em Itapema entre os dias 04 e 06 de Abril, na Praça da Paz. O evento internacional, integrou o calendário de comemorações do aniversário de Itapema, celebrado no próximo dia 21 de Abril.

Quebrando o protocolo parlamentar, os dançarinos transformaram a Sessão Ordinária em um grande espetáculo cultural, oferecido ao público que lotou o plenário Pedro Mercês Vieira esta semana. O Intercâmbio entre Brasil, Paraguai e México, revelou as belezas das tradições, culturas e ritmos de cada nação.

A coreógrafa Lisiane da Cruz, que também é uma das coordenadoras do grupo de dança de Itapema, Tropeiros do Litoral, usou a Tribuna do Povo para agradecer a apoio do Legislativo. “Trouxemos o grupo aqui essa noite como forma de agradecer o apoio sempre unânime que recebemos desta Casa. Estamos na quarta edição do evento, e esse ano recebemos apoio total do poder público e da iniciativa privada”, agradeceu Lisiane. O grupo Tropeiros do Litoral organiza o evento e recepciona os grupos participantes do Encontro de Etnias.