18.6 C
Itapema
segunda-feira, junho 23, 2025
mais
    InícioCidadesItapemaAprovada medida de transparência na outorga onerosa

    Aprovada medida de transparência na outorga onerosa

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista 22/06: Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc

    BR-280 – A realidade das obras federais Os resultados do...

    SC amplia Tarifa Social: 477 mil famílias podem zerar conta de luz

    Benefício gratuito atinge famílias que consomem até 80 kWh e...

    Yeesco luta pela liderança contra Cunha Porã em Itapema

    Jogo marca final da primeira fase da Série Prata...

    A Câmara de Vereadores de Itapema aprovou na noite desta terça (18), em segunda discussão, o Projeto de Lei Complementar 02/2023 que visa dar mais transparência nas contas pelos órgãos públicos. De autoria do vereador Léo Cordeiro (MDB), o PL altera a Lei Complementar nº 065/2019, e determina que a Prefeitura divulgue o total dos valores provenientes da outorga onerosa, com linguagem de fácil compreensão e em link destacado no Portal da Transparência.
    A proposta prevê que seja identificada a origem dos valores arrecadados pela Prefeitura, o saldo total dos recursos, bem como o detalhamento das despesas. Isso envolveria a relação dos bens e serviços executados ou adquiridos com a outorga onerosa. O Projeto determina, também, que a divulgação envolva os valores retroativos, ou seja, tudo que foi arrecadado desde 17 de janeiro de 2018, data da publicação da Lei Complementar que viabilizou a outorga.

    Mesmo com esses índices, a busca por informações relacionadas a arrecadação com outorga onerosa, é pouco acessível aos contribuintes. O vereador Léo destacou Executivo de Itapema mantém o Portal da Transparência com livre acesso a todos os munícipes, mas pesquisar sobre a outorga pode ser um desafio.

    “Durante muitos anos o Senhor Fernando Bento, aqui em Itapema, cobrou uma gestão mais transparente. Os anos passaram, leis foram modernizadas, mas na prática, os números ainda estão nebulosos e pouco acessíveis. Precisamos mudar isso! Alterar a lei é incluir o cidadão no papel de fiscal das contas”, afirmou Léo Cordeiro.

    A matéria foi aprovada em segunda votação na Câmara de Itapema e segue para a sanção do Executivo. Neste ano, ao legislativo também aprovou o PL 163/2022, de autoria do também vereador Léo Cordeiro, que determinou que a Prefeitura tenha transparência pública nas Emendas Impositivas do Legislativo, realizadas no Orçamento Anual do município.

    (Com informações da Assessoria de Imprensa do vereador Léo Cordeiro)

    Cidades