18.4 C
Itapema
segunda-feira, junho 23, 2025
mais
    InícioSanta CatarinaÁreas de baixa pressão deixam o tempo encoberto no estado nesta sexta-feira(16)

    Áreas de baixa pressão deixam o tempo encoberto no estado nesta sexta-feira(16)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista 22/06: Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc

    BR-280 – A realidade das obras federais Os resultados do...

    SC amplia Tarifa Social: 477 mil famílias podem zerar conta de luz

    Benefício gratuito atinge famílias que consomem até 80 kWh e...

    Yeesco luta pela liderança contra Cunha Porã em Itapema

    Jogo marca final da primeira fase da Série Prata...

    Áreas de baixa pressão deixam o tempo encoberto no estado nesta sexta-feira(16)

    Nesta sexta-feira (16), áreas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera deixam o tempo encoberto em Santa Catarina e favorecem a formação de nuvens carregadas, com potencial para gerar trovoadas e acumulados pontualmente intensos. As áreas preferenciais de atuação destas instabilidades vão do Oeste aos planaltos e o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos. Nas áreas litorâneas, a circulação marítima mantém o tempo nublado e com chuviscos nos extremos do dia, mas não se descarta o registro de chuvas mais fortes.

    O vento sopra de quadrante leste e com intensidade fraca pelo estado.

    As temperaturas no período da tarde chegam aos 27°C nas áreas costeiras e no Extremo Oeste. Nas demais regiões, por conta da maior cobertura de nuvens, as máximas variam entre 16°C e 23°C.

    sex 3

    Assista a previsão

    Observação Meteorológica SDC/SC 15/02 17:00 – Chuva persistente e pontualmente intensa no decorrer desta sexta-feira (16)

    Captura de tela 2024 02 15 163549 1024x527 1

    Na sexta-feira (16), a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica em diferentes níveis da atmosfera entre o Uruguai e SC deve favorecer a formação de áreas de instabilidade associada a chuva persistente, por vezes de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas (raios) já a partir da madrugada em áreas do Grande Oeste, especialmente nas áreas de divisa com o RS. Ao longo da manhã e durante a tarde, essas instabilidades seguem atuando sobre o Grande Oeste e avançam para outras áreas como o Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e trechos do Planalto Norte e do Litoral Sul. O risco é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais.

    A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

    SÁBADO (17)

    sábado (17) deve iniciar com tempo nublado em Santa Catarina, entretanto, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas podem provocar temporais isolados em todas as regiões, com possibilidade de chuvas mais intensas entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, podendo superar os 30°C entre o Extremo Oeste, Oeste e no norte do estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 25°C e 28°C. As ondas apresentam alturas entre 1 m e 1.5 m, com direção sudeste.

    SAB 1

    DOMINGO (18)

    No domingo (18), um ciclone com características a princípio subtropicais se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, para sul. Isso faz com que haja aporte de umidade do oceano para o continente, deixando o tempo nublado ao longo do dia no leste catarinense. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, principalmente nas áreas litorâneas. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de leste, com intensidade fraca. As ondas apresentam direção leste, com altura entre 1 m e 1.5 m próximo à costa. As temperaturas máximas ficam na casa dos 30°C no Grande Oeste e norte catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, variam entre 24°C e 28°C.

    SAB 1

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre a segunda (19) e a terça-feira (20), o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina. Os modelos meteorológicos indicam diferentes cenários, que vão de tempo firme à previsão de tempo encoberto e chuvoso. A condição de vento e mar também é incerta. Desta forma, reitera-se a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.

    rodape 3

    Elaborado em: 16/02/2024 às 05:00 – N° 047/2024

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades