15 C
Itapema
domingo, julho 14, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaAtuação de uma frente fria oceânica vai influenciar o tempo nesta quinta-feira(24)

    Atuação de uma frente fria oceânica vai influenciar o tempo nesta quinta-feira(24)

    Em:

    Em Destaque

    Atuação de uma frente fria oceânica vai influenciar o tempo nesta quinta-feira(24)

    Nesta quinta-feira (24), a atuação de uma frente fria oceânica deixa o tempo chuvoso e com possibilidade de temporais entre o Planalto Sul, Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Nas demais regiões, o tempo segue instável devido a combinação de calor e umidade, fornecendo condições para formação de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

    O risco para ocorrências associadas aos temporais e chuva pontualmente intensa é baixo a moderado no Grande Oeste e moderado a alto dos planaltos ao litoral. 

    No decorrer do dia, os ventos viram de oeste para sul nas áreas de divisa com o RS e litoral, soprando com intensidade moderada e com rajadas que podem pontualmente superar os 60 km/h, sendo baixo a pontualmente moderado o risco para ocorrências associadas.

    A virada do vento para sul também provoca um declínio nas temperaturas no sul do estado, onde as máximas não devem passar dos 16°C. Nas demais regiões, o calor ainda predomina, especialmente no Planalto Norte, onde as máximas ficam na casa dos 30°C.

    qui 2

    SEXTA-FEIRA (25)

    Na sexta-feira (25), a frente fria oceânica e demais instabilidades deixam o tempo chuvoso dos planaltos ao litoral catarinense, ainda com possibilidade de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva pontualmente intensa é baixo a moderado. Os ventos de quadrante sul e o tempo encoberto favorecem a sensação de frio dos planaltos ao litoral. Nestas áreas, as temperaturas variam entre 7°C e 14°C durante todo o dia. Entre o Extremo Oeste e parte do Meio-Oeste, o tempo mais aberto favorece a subida das temperaturas ao longo do dia, com as máximas variando de 18°C a 22°C. Os ventos sopram de leste/sudeste pelo estado, com intensidade fraca e rajadas que podem chegar aos 45 km/h na costa da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. 

    sex 1

    SÁBADO (26)

    No sábado (26), o tempo segue chuvoso no norte do estado e há possibilidade de chuvas intensas e volumosas no Litoral Norte, sendo moderado o risco para ocorrências como alagamentos e deslizamentos. Nas demais áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, a condição é de tempo nublado e possibilidade de chuvas fracas. Do Extremo Oeste ao Planalto Sul, o tempo fica firme com variação de nuvens. As temperaturas mínimas devem ficar próximas a abaixo dos 0°C no Planalto Sul e há possibilidade de congelamento de pistas na serra. Durante a tarde, as máximas variam entre 6°C e 9°C nos planaltos, entre 13°C e 16°C no litoral e Meio-Oeste e entre 17°C e 21°C no Extremo Oeste e Oeste. Os ventos sopram de sul/sudeste em todo o estado e nas áreas costeiras rajadas entre 40 e 55 km/h podem ser observadas.

    sab 1

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No domingo (27) e na segunda-feira (28), um sistema de alta pressão passa a atuar no estado, deixando o tempo firme e as temperaturas baixas no amanhecer. 

    rodape

    Elaborado em: 24/08/2023 às 05:00 – N° 236/2023

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades