Relatório do IMA destaca melhorias na qualidade da água, apesar de ajustes em pontos de coleta na Lagoa da Conceição
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório mensal de balneabilidade referente a abril de 2025. Das 238 áreas monitoradas ao longo do litoral catarinense, 187 foram classificadas como próprias para banho, representando 78,9% do total. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 65 (75,58%) estão adequados para uso recreativo.
O relatório destaca ajustes na malha de monitoramento na Lagoa da Conceição. O Ponto 62, anteriormente localizado na área da nova ponte da Lagoa, tornou-se inacessível e foi substituído pelo Ponto 96, situado na Rua Orlando Carioni. Este novo ponto ainda requer análises adicionais para definição de sua balneabilidade. Já o Ponto 66, comprometido pelo crescimento excessivo da vegetação, foi realocado para a Servidão das Cicas, sendo renomeado como Ponto 97, que apresentou resultado impróprio na primeira análise.
O IMA realiza coletas mensais de abril a setembro, com resultados disponíveis no site oficial: balneabilidade.ima.sc.gov.br. O portal oferece informações atualizadas, incluindo histórico de coletas, condições climáticas e status de cada ponto monitorado.











