Balneário Camboriú inaugura Sala do Empreendedor

774
Compartilhar

Na tarde desta quinta-feira, 17, aconteceu a inauguração da Sala do Empreendedor de Balneário Camboriú. O espaço, resultado de uma parceria entre o Sebrae/SC e a prefeitura através do programa Cidade Empreendedora, oferecerá serviços e atendimentos especializados aos microempreendedores individuais (MEI), além das consultorias aos demais empresários.

No local, o público  terá orientações sobre planejamento de um novo negócio, gerenciamento de empresa, venda para órgãos públicos, formalização para MEI e alteração, declaração anual impressão de boleto e baixa para MEI. A sala funcionará anexa à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Alcides Claudio Sgrott Filho, Coordenador do Sebrae da Foz do Itajaí, afirma que esta é uma importante conquista, não somente para o empresário, mas para a cidade toda. “Estamos trabalhando com várias frentes que auxiliarão o desenvolvimento econômico de BC através do Cidade Empreendedora, sendo a Sala do Empreendedor uma delas.

Este espaço funcionará para a desburocratização e otimização das demandas dos microempreendedores”, comenta.

Ainda de acordo com o coordenador, no local os futuros empreendedores terão o encaminhamento correto e ágil para a abertura de novos negócios, além de orientações a respeito de viabilidade e pesquisas de mercado que apontarão as melhores áreas para se investir no município. “Os servidores foram capacitados pela equipe do Sebrae e poderão orientar o empreendedor com o diagnóstico correto”, destaca.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de BC, Miro Teixeira, destacou que são poucas as cidades que contam com as ações do programa Cidade Empreendedora e esta parceria significa um avanço para BC.

“É o suporte que estava faltando e ajudará o empresário a entender o nosso mercado de negócios, evitando assim correr riscos desnecessários na hora de investir”, conta Teixeira, que também destacou a importância do projeto.

A Sala do Empreendedor contará com a parceria de importantes entidades, como a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Balneário Camboriú (Ampe), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL) e o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont Litoral).

“Juntos vamos convergir esforços para o desenvolvimento econômico, com a geração de emprego e renda para BC”, ressalta o Diretor de Turismo, Nelson Oliveira, que também atua como agente de desenvolvimento treinado pelo Sebrae.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora visa incentivar o crescimento da economia local através de diversas frentes de trabalho, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios.

Em BC, além da Sala do Empreendedor, o Sebrae/SC vem desenvolvendo outros projetos, como é o caso do JEPP, que atua na implantação da educação empreendedora nas escolas do ensino fundamental, e o Município em Números, um relatório que traz dados a respeito dos setores econômicos da cidade, previsto para ser entregue nos próximos dias.

Há também o Plano de Desenvolvimento Econômico, onde são realizados análises, diagnósticos e seminários para identificar os potenciais econômicos do município, que iniciará já no próximo mês.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico está localizada na rua 2850, 566, Centro.