Bandeira Azul é esteada em Balneário Camboriú

342
Compartilhar

Estaleiro e Estaleirinho

O selo é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água.

As praias do Estaleiro e Estaleirinho já contam com a Bandeira Azul hasteada. O ato aconteceu na última sexta-feira (14), depois de um trabalho de quase dois anos para a conquista do certificado que atesta os locais como ecologicamente corretos. A cerimônia de hasteamento será na Praia do Estaleirinho (na altura da Rua José Amaro da Cunha, s/nº, ao lado da Pousada Vila Sonali), com a participação de representantes do programa Bandeira Azul.

Balneário Camboriú recebeu o certificado para as duas praias em 30 de novembro. “O selo é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Pela primeira vez, nossa cidade recebe essa certificação, que é importante para a qualificação cada vez maior do nosso turismo. Os investimentos que fizemos em saneamento, limpeza de cursos d´água e demais cuidados com o meio ambiente, são ações que vamos intensificar para tornarmos nossa cidade 100% saneada”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

Além das duas praias, a Tedesco Marina Garden Plaza, de Balneário Camboriú, ganhou o selo internacional do programa. No Brasil, serão condecoradas nove praias (seis em Santa Catarina), cinco marinas (duas em Santa Catarina) e uma embarcação de turismo sustentável (em Florianópolis). As certificações são válidas para a temporada 2018/2019.

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se a obter o certificado de qualidade ambiental do programa. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações realizadas, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instalados. As obras são contínuas. Para envolver a comunidade e os banhistas, ações de educação ambiental nas praias estão programadas para a temporada.

“Ganhamos a certificação graças ao trabalho conjunto do governo, Ministério Público de Santa Catarina, empresários, associação dos moradores e membros da comunidade. Agora, vem outra tarefa difícil, que é manter a Bandeira Azul e seguir em frente. A próxima ação é conseguir a certificação para Taquaras e Pinho, depois Laranjeiras. Passo a passo e com apoio de todos, vamos superar os problemas e fazer da nossa Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa Brava um exemplo e um orgulho para o Brasil”, diz o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.