Bombinhas elege 13 representantes para etapa regional do Fórum de Cultura

25
Compartilhar

Costa Esmeralda

FMC e ComCultura realizam 6º Fórum Municipal de Cultura com participação intensa da sociedade civil.

Foi realizada na noite desta terça-feira, 19 de março, o 6º Fórum Municipal de Cultura de Bombinhas, no salão da Igreja de Nossa Sra. dos Navegantes, Centro. A ocasião propiciou o debate cultural, especialmente em relação a participação da sociedade civil na implementação de políticas públicas culturais. E elegeu 13 dos possíveis 20 representantes bombinenses que participarão da etapa regional, em Balneário Camboriú, no dia 17 de abril. O objetivo é chegar ao pleito eleitoral da sociedade civil para as setoriais do Conselho Estadual de Cultura – CEC, estimado para ser concluído até o fim do primeiro semestre. Processo que é uma inovação para o CEC e um ganho para a democracia, pois, pela primeira vez os representantes da sociedade civil serão eleitos para a função, até então o processo se dava por meio de indicação.

Parcerias com entidades

O Fórum foi organizado pala Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais – ComCultura, que através de seus presidentes, Nívea Maria da Silva Bücker e Jonatan Bardini dos Anjos, agradeceram a presença de todos e enfatizaram a importância dessa etapa municipal. Também participaram do Fórum os vereadores José Antônio Olímpia e Márcia Pinheiro, representando a Câmara Municipal.

O Conselheiro Estadual de Cultura, Marcelo Seixas, integrante da Comissão Organizadora Eleitoral do CEC, foi o palestrante da noite e destacou sua satisfação em ver como Bombinhas tem conduzido suas políticas públicas culturais. “Bombinhas é um município referência em Santa Catarina por ter aderido ao processo eletivo, enquanto município de médio porte, querendo participar e dando sua contribuição para a renovação do Conselho Estadual. E para atualização dessa lei do Sistema Estadual de Cultura eu penso que Bombinhas está enquanto ente federal, independente do estado, dando a sua colaboração para que no âmbito estadual a política pública avance”.

Os representantes bombinenses eleitos são: Marília Dias (dança), Luciano Braz Teixeira (letras), Luan dos Santos Campos (música), Anna Lehm (música), Edgar Roger Bally (artes visuais), Alejandro Javier Lopez (artes visuais), Gilberto Corrêa da Cunha (audiovisual), Gizela Oliveira (dança), Fábio Alexandre Baptista (teatro), Marcinha – Márcia Cristina Ferreira (letras), Rosane Luchtenberg (patrimônio cultural imaterial)

Patrícia Vilma Pinheiro da Silva (arquivos, bibliotecas e museus) e Wanessa Rosa Cintra (dança).