13.9 C
Itapema
sábado, julho 13, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaCalor, umidade e áreas de baixa pressão podem trazer temporais nesta sexta-feira(10)

    Calor, umidade e áreas de baixa pressão podem trazer temporais nesta sexta-feira(10)

    Em:

    Em Destaque

    10 de novembro de 2023

    Calor, umidade e áreas de baixa pressão podem trazer temporais nesta sexta-feira(10)

    Nesta sexta-feira (10), a combinação de calor, umidade e áreas de baixa pressão na atmosfera favorecem a ocorrência de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em Santa Catarina, que devem ocorrer preferencialmente entre a tarde e a noite.

    O risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuviscos ao longo do dia.

    Os ventos sopram de quadrante norte no estado, com intensidade fraca. As temperaturas máximas ficam entre 29°C e 33°C no Grande Oeste e ficam entre 20°C e 26°C nas demais regiões por conta da maior cobertura de nuvens.

    sex 1

    SÁBADO (11)

    No sábado (11), o dia começa ensolarado em toda Santa Catarina, mas apresenta variação de nebulosidade ao longo do dia. No decorrer da tarde e noite, a atuação de áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região norte do país podem provocar temporais isolados, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências. As temperaturas sobem rapidamente e são esperadas máximas acima de 30°C em praticamente todo o estado. O Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte são as regiões onde devem ser observadas as maiores temperaturas, as quais devem superar os 35°C. Os ventos sopram de noroeste, com intensidade moderada e rajadas que podem superar os 60 km/h no Grande Oeste e Planalto Sul.

    sab 1

    DOMINGO (12)

    domingo (12) também deve iniciar ensolarado em Santa Catarina, mas a presença de instabilidades atmosféricas, calor e umidade fazem com que haja formação de nebulosidade conforme as temperaturas vão se elevando. Entre a tarde e a noite, há condição para o desenvolvimento de temporais isolados em todas as regiões do estado, especialmente no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. O calor intenso segue sendo observado no estado, principalmente no Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense, onde as máximas variam entre 31°C e 35°C.

    dom

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na segunda (13) e na terça-feira (14), a intensificação e canalização do fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina, combinada a áreas de baixa pressão, favorecem o retorno das chuvas de forma mais abrangente no estado. Entretanto, os temporais isolados devem seguir ocorrendo. Com a presença da chuva e da maior cobertura de nuvens, as temperaturas ficam mais amenas comparadas aos dias anteriores. Apenas no norte do estado e Vale do Itajaí é onde as máximas devem ficar na casa dos 30°C.

    unnamed
    Calor, umidade e áreas de baixa pressão podem trazer temporais nesta sexta-feira(10) 6

    Elaborado em: 10/11/2023 às 05:00 – N° 314/2023

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades