14.1 C
Itapema
sexta-feira, julho 12, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaCâmara de Itapema quer vedar nomeação pública de condenados por crimes de...

    Câmara de Itapema quer vedar nomeação pública de condenados por crimes de ódio e intolerância

    Em:

    Em Destaque

    Projeto de Lei aprovado nesta terça (27/02) pelos vereadores de Itapema, quer incluir na lista que restringe a nomeação de pessoas com condenação judicial, os chamados crimes de ódio e intolerância.
    Se sancionado pelo Poder Executivo, o PL nº 9/2024 vai promover uma alteração na Lei Municipal nº 2896/2010 – que disciplina a nomeação para cargos em comissão no âmbito dos órgãos do Poder Executivo e Legislativo do Município de Itapema. Para o vereador autor, João da Farmácia (união Brasil), o combate aos crimes de ódio é dever do Estado. “Precisamos criar mecanismos para coibir a violência, para que a cultura do ódio e da intolerância não passem impunes, por isso prever medidas coercitivas para todos as esferas públicas, é tão importante”, destaca o vereador.
    A proposta de Lei considera crimes de ódio e intolerância, aqueles que envolvam discriminação por orientação sexual, de gênero, racismo religioso e injúria racial. Vale destacar que, se sancionado, o PL se aplica para casos de condenação por este tipo de crime.
    Na justificativa do Projeto, o autor destaca ainda que: quando promulgada, a Lei nº 7.716/1989 buscava punir crimes relacionados a raça e cor. “Porém, com a evolução da sociedade, foram agregados à Lei outras formas de crimes de ódio, quais sejam: crimes contra etnia, religião, procedência nacional e, fica englobada entre os crimes de racismo, também, a homofobia.

    Saiba mais na reportagem da TV Câmara!

    Cidades