Câmara entrega títulos de Cidadão Honorário nesta 6ª

1975
Compartilhar

Vereadores darão a distinção a figuras representativas da sociedade em sessão solene

Porto Belo completou 187 anos de emancipação política neste domingo (13) e teve direito a corte de bolo de metro, panelaço de risoto e demais atrações de uma anabolizada edição da Festa do Camarão. O clima de homenagens, entretanto, terá um epílogo nesta sexta-feira (18), na Câmara Municipal. Na ocasião, o Legislativo fará a entrega do título de Cidadão Honorário.

A solenidade terá início às 19 horas e a mesa diretora da Câmara prepara uma noite sóbria, porém emotiva, para celebrar os dez cidadãos (e cidadãs) escolhidos pelos parlamentares para receber a distinção. Diferente de outras homenagens do gênero, quando apenas personalidades “sem grau de parentesco” com a cidade são lembradas, tanto nativos quanto “adotados” pelo município são laureados.

“A partir desse título, a pessoa, se não for natural da cidade, ganha o direito de ser chamada portobelense – ou portobelana, como queiram”, lembra o presidente do Legislativo, vereador Altino Júnior (PSD).

Criado por meio de uma lei de 2010, o título de Cidadão Honorário começou a ser conferido em 2013 a pessoas que, residindo ou não na cidade, realizaram “relevantes serviços sociais” à comunidade local ou que tiveram, de alguma forma, contribuído para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

“Vai ser uma noite marcante”, promete Altino. Na tarde de ontem (14), pouco antes da sessão ordinária da Câmara, o líder da mesa diretora reuniu os colegas de vereança para dar detalhes da solenidade. Cristiani de Jesus, presidente da Fundação Municipal de Cultura, participou da conversa.

Ela foi convidada para conduzir o cerimonial da noite e endossa as palavras do presidente: “Será inesquecível, pois teremos uma intervenção cultural para enriquecer ainda mais essa noite”, antecipa, feliz por mais uma vez participar da homenagem (ela foi responsável pelo cerimonial de outras edições). “Para mim, é um momento de muito respeito ao Legislativo e aos homenageados”.

A lista de dez laureados deste ano inclui empresários, servidores públicos, políticos e religiosos. Os homenageados são:

  1. Neusete Rebêlo (servidora pública)
  2. Paulo Heitor Rebelo (empresário)
  3. Luiz Carlos Tavares (pescador)
  4. Manoel Amadeu Moises (empresário)
  5. Honório Dias (autônomo)
  6. Aldo Leonardo Rocha (prático em veterinária)
  7. Vilson João Jaques (empresário)
  8. Mario José da Silva (corretor de imóveis)
  9. Carmen Zanotto (deputada federal)
  10. Diva Luizinha Poggere Schulz (religiosa)

A cerimônia de entrega do título de Cidadão Honorário ocorre nesta sexta-feira (18), a partir das 19 horas, na Câmara Municipal (R. Cap. Gualberto Leal Nunes, 330 – Centro). O evento é aberto a toda a população.