Câmara Federal homenageia Acaert em sessão solene

45
Compartilhar

Evento será na manhã desta quinta-feira (10), em Brasília

Florianópolis 09/10/2019 – Por proposição do deputado Darci de Matos (PSD-SC), a Câmara dos Deputados promoverá, às 11 horas desta quinta-feira (10), uma sessão solene para homenagear a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (Acaert), que completa 39 anos em 22 de novembro. De acordo com o parlamentar, a entidade cumpre um papel fundamental para Santa Catarina, que é o de informar as pessoas. Ele destacou o Momento Brasil, série de palestras realizadas pela Acaert com lideranças nacionais para debater o atual cenário do país e apresentar perspectivas. “A Acaert é uma entidade com relevantes serviços prestados ao nosso estado. Uma homenagem pertinente, necessária e justa”, justificou Matos.

Marcello Corrêa Petrelli, presidente do Grupo RIC, é também o atual presidente da entidade e responsável pela realização das palestras do Momento Brasil. Ele afirmou que “na verdade, a homenagem é para todos nossos associados, os presidentes e suas diretorias ao longo destes 39 anos e para cada um dos radiodifusores, empresários, gestores, colaboradores e parceiros, que devem sentir orgulho de fazerem parte da história da Comunicação Regional”. A Acaert é parceira das associações de Diários do Interior e de Jornais do Interior (ADI-SC e Adjori-SC) nas ações pela valorização da mídia regional. Frequentemente, o empresário fala da necessidade desses veículos terem coragem para “assumir o nosso protagonismo”, com pautas positivas e diferenciação da imprensa nacional.

Atualmente, a Acaert representa 258 emissoras de rádio e 22 emissoras de televisão em Santa Catarina. A entidade atua institucionalmente para o fortalecimento da radiodifusão, como o combate às rádios comunitárias ilegais, e promove campanhas de mobilização social, como a que chama a atenção para as fake news e o “Jeito Catarinense – o Jeito Certo de Fazer as Coisas”, que recebeu o prêmio “Empresa Cidadã 2019”, da ADVB-SC.

 

Brasil em debate

Este ano, a entidade implantou o projeto “Momento Brasil – Conhecer, Contribuir e Agir”, com o objetivo de trazer ao estado personalidades de destaque nacional para debater temas importantes voltados à política e economia, além de mostrar para os convidados e o público presente os conceitos da mídia regional. Sempre com o apoio da ADI e da Adjori, já participaram o presidente da República, Jair Bolsonaro (em Brasília), o vice-presidente Hamilton Mourão, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o ministro da Casa Civil, Onyx Lonrenzoni.

O próximo será o secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo. A palestra será às 10h30min de sexta-feira (11), no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em Florianópolis.