26.5 C
Itapema
domingo, abril 12, 2026
mais
    InícioCidadesCamboriúCamboriú abre inscrições de oficinas de capacitações voltadas a inovação para crianças...

    Camboriú abre inscrições de oficinas de capacitações voltadas a inovação para crianças e adolescentes

    Em:

    Em Destaque

    Salário mínimo regional de Santa Catarina sobe e reforça renda acima da média nacional

    Reajuste garante ganho real e beneficia trabalhadores de diversos...

    Culturas do mundo se encontram em Itapema na abertura do Encontro de Etnias

    Praça da Paz recebe público em noite marcada por...

    Jardim Praia Mar recebe força-tarefa para reorganizar fiação urbana em Itapema

    Operação Limpa Poste segue cronograma semanal e já passou...

    Para dar novas oportunidades as crianças e adolescentes de Camboriú, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Monte Alegre, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI/SENAI) e a entidade da Indústria do Estado de Santa Catarina (FIESC), irá promover as oficinas de capacitações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) Maker Start Kids (para crianças de 6 a 10 anos de idade) e o Maker Startup Teens (11 a 17 anos de idade). Os encontros contemplarão 200 alunos e tem previsão de início para o dia 11 de julho.

    “Ações como essas são fundamentais no sentido de semear em nossa juventude o desejo e o sonho por uma formação de qualidade, trazendo novas oportunidades que contribuem a partir de ações estratégicas como uma ferramenta, por exemplo, no auxílio à erradicação do trabalho infantil. O objetivo dessas vivências é contribuir com o desenvolvimento de competências fundamentais para nossos tempos, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender por meio de práticas inovadoras”, declara o Secretário de Desenvolvimento Assistência Social, Edson Godinho Mafra Júnior.

    As inscrições acontecem do dia 13 de junho ao dia 7 de julho. Para se inscrever é preciso comparecer ao CRAS do Monte Alegre, localizado na Rua Monte Neblina n° 400, das 9h às 18h. Os documentos necessários são: comprovante de residência, RG e CPF do aluno e do responsável. A criança que não tiver RG poderá trazer a certidão de nascimento.

    As aulas serão no Centro de Apoio á Família Adão da Rosa na Rua Flamboyant, n° 951, no Bairro Monte Alegre. As atividades acontecerão no turno matutino das 9h às 12h e vespertino das 13h30min às 16h30min. Serão quatro turmas para cada oficina, com preferência aos alunos residentes no território do CRAS (Tabuleiro, Monte Alegre, Conde Vila Verde e Várzea do Ranchinho).

    As vivências terão temáticas variadas, contemplando diversas áreas do conhecimento. Os conteúdos abordados serão os seguintes:

    • Comunicação e Mídias: oficinas de fotografia, reportagens, criação de personagens, roteiro e stop motion;
    • Ciências: conhecimentos básicos de uma horta suspensa, qualidade da terra, drenagem, tipo de plantas para estação e cuidados básicos com o meio ambiente;
    • Games e Matemática: jogos de tabuleiro e brincadeiras com o uso de cálculos matemáticos;
    • Tecnologia e Robótica: atividade básica de montagem e programação de robôs, utilizando-se de lego de diferentes estruturas, como WEDO e ATTO;

    Atividades Físicas: Psicomotricidade, desenvolvimento corporal com exercícios e alongamentos, adequados a idade dos alunos e trabalho em grupo.

    Cidades