Camboriú completa 135 anos, com muita história e belezas naturais

109
Compartilhar

Parabéns!!!

Uma vasta programação foi preparada para celebrar mais um aniversário

Camboriú é um refúgio de localização privilegiada na região. Com uma extensa área de Mata Atlântica preservada, o turismo ecológico rural é um atrativo que encanta visitantes de todos os lugares. Rotas de aventura, cascatas, passeios ecológicos, gastronomia rural, roteiros religiosos e pesque-pagues. Tudo oferecido por uma população acolhedora e hospitaleira, com a simplicidade e a tradição que apenas uma cidade com de 135 anos de história ligada à natureza é capaz de oferecer.

Águas limpas, céu azul e uma paisagem verde tão emblemática quanto as cores da bandeira do Brasil formam o horizonte de Camboriú. A localização e os encantos que fazem de Camboriú uma cidade singular, próxima ao litoral e com ares do campo, propicia um turismo diferenciado, povoado por belas pousadas, hotéis fazenda, restaurantes e roteiros que atraem todos os tipos de turistas que impulsionam a economia, o crescimento e o desenvolvimento sustentável da cidade. Descubra esse destino, visite Camboriú!

Encontrar um refúgio para descansar longe do movimento urbano, mergulhado na tranquilidade da área rural é tarefa fácil em Camboriú. Próximo a uma das mais belas e desenvolvidas cidades de Santa Catarina, nossa filha Balneário Camboriú, pode-se encontrar um paraíso rural, onde você vai curtir grandes momentos de férias e lazer.

Este lugar é a histórica cidade de Camboriú, que com os olhos atentos à qualidade de vida, se transforma em referência de desenvolvimento econômico e salta para uma nova fase, privilegiada pelas suas belezas naturais e população hospitaleira. Berço da cultura açoriana, a cidade também é servida pelas vertentes etnoculturais italiana, alemã e negra, se destacando ainda pelas fortes manifestações portuguesas.

Camboriú constrói, ao longo de sua caminhada, um conjunto de ações direcionadas para o turismo rural, campesino ecológico e natural. Hoje você poderá desfrutar da vida no campo e hotéis urbanos, podendo ainda explorar as belíssimas cachoeiras, trilhas ecológicas, pesque-pagues, e a deliciosa gastronomia local com a infra-estrutura do turismo ecológico rural.

Pico da Pedra


É o ponto mais alto da cidade, a cerca de 18km do centro de Camboriú, encontra-se a 678 metros de altitude. Possibilita a vista do litoral catarinense, sendo possível observar as praias de Balneário Camboriú e Itapema, além de toda área rural. Apesar de dificuldade acentuada, a vista do alto é recompensadora!

Paraíso da Pesca


Aqui você e sua família irão passar agradáveis momentos desfrutando da ampla infraestrutura deste complexo. Possibilitando um dia repleto de atividades de lazer e pescaria!

Cachoeira Seca

Com uma série de quedas d’agua, permite a visitação e banho na parte baixa da cachoeira. O local conta com infraestrutura para alimentação além de ser uma oportunidade para entrar em contato direto com a natureza.

 

Confira a programação especial para a comunidade

Gastronomia

Uma grande feira gastronômica vai dar sabor à festa. Foram montadas quatro barracas no estacionamento do ginásio de esportes Irineu Bornhausen, com 15 mesas para atender a comunidade. Pratos típicos serão comercializados a preços acessíveis. A feira ficará aberta até o dia 7, das 11 às 22 horas.

Os agricultores do município estão comercializando caldo de cana, embutidos, entrevero com batata frita, lambari frito, pastel, sanduíches artesanais e tortéi com galinha. Além disso, entidades parceiras também irão participar da feira gastronômica. As Igrejas Luz da Vida, Adventista e Católica Divino Espírito Santo; a Apae; o Lar da 3ª Idade Padre Antônio Dias; grupos de dança gaúcha e escolas particulares irão revezar durante o evento.

No domingo, dia 7 de abril, o grupo Rancho Cola Atada vai promover um grande almoço com costela fogo de chão. “Toda a comunidade está convidada a participar. A estimativa é que 500 pessoas participem da confraternização”, comenta a presidente da Fundação Cultural, Sandra Pereira.

Vai ter bolo, casamento coletivo e muito mais…

Cerca de 3 mil fatias serão distribuídas à comunidade. O corte será no ginásio de esportes Irineu Bornhausen, no Centro, em meio as atrações programadas para o dia.

“O corte do bolo é o momento mais simbólico do aniversário. É confirmação do amor dos moradores, naturais daqui ou não, pela cidade. Acredito que será um evento lindo, que servirá como reconhecimento ao que a comunidade faz pelo desenvolvimento de Camboriú”, declara o prefeito Elcio Rogério Kuhnen.

Toda a programação do aniversário de 135 anos é organizada pela Fundação Cultural do município. O evento será realizado entre os dias 1º e 7 de abril, em parceria com empresas e entidades da região. Entre as atrações estão apresentações artísticas, recreações, passeio ciclístico, o Casamento Coletivo e shows regionais. “A programação possui muitos diferenciais. Espero que possamos agradar todos os públicos”, compartilha a presidente de Fundação, Sandra Pereira.


Feriado

Nesta sexta-feira, dia 5 de abril, será feriado municipal em Camboriú. Em virtude do aniversário de 135 anos de emancipação política do município, as repartições da Prefeitura não terão expediente. O pronto atendimento do Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC), no bairro Areias, funcionará 24 horas. A Unidade de Saúde do Taboleiro, na Rua Massaranduba, ficará aberta das 17 às 23 horas. O serviço de ambulância e o Samu também estarão em funcionamento, em caráter de plantão. O corte do bolo e os parabéns ao Município estão agendados para as 15 horas, no ginásio de esportes Irineu Bornhausen.

Festival de Bandas

O evento irá reunir, no ginásio de esportes Irineu Bornhausen, músicos da Banda Escola Musicor, Banda Filarmônica Louvores Monte Sião, Banda Filarmônica de Itajaí e Banda do Colégio Anglo. Os grupos se apresentarão no dia 6 de abril, às 13 horas.

As bandas se concentrarão na Praça das Figueiras, no Centro, e desfilarão até o ginásio de esportes. Os grupos irão apresentar músicas típicas com instrumentos de percussão, sopro e de cordas. “O objetivo é resgatar a cultura das bandas marciais e movimentar os olhares da comunidade”, explica a presidente da Fundação Cultural, Sandra Pereira. O encontro faz parte da programação oficial do aniversário de 135 anos de Camboriú.

Shows para comunidade

Sertanejo e pagode irão animar os moradores durante a programação do aniversário de 135 anos de Camboriú. A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, irá promover apresentações com artistas locais e músicos nacionais entre essa quarta-feira, dia 3, e domingo, dia 7. Os shows serão no ginásio de esportes Irineu Bornhausen.

Na sexta-feira, dia 5, dia do aniversário da cidade, se apresentam o cantor Wesley Farias e a banda Falafera. O cantor sertanejo Valentim, dono dos sucessos De cima embaixo e Já valeu, fecha a noite. O grupo Campeiraço abre as apresentações no domingo, dia 7. O evento ainda contará com os cantores Edu Souza e Israel Lucero. O show nacional será do grupo Tradição.

Confira a programação dos shows:

Sexta-feira, dia 5, a partir das 19 horas

– Wesley Farias

– Falafera

– Valentim

Domingo, dia 7, a partir das 15 horas

– Campeiraço

– Israel Lucero

– Edu Souza

– Grupo Tradição


Passeio de bike no sábado

A Secretaria de Educação realizará o Passeio Ciclístico da Família, no dia 6 de abril, em comemoração aos 135 anos de Camboriú. A concentração do evento será às 8 horas, na Praça das Figueiras. O percurso será de 5 quilômetros e inclui ruas do Centro e bairro Areias.

“O objetivo do evento é envolver as unidades escolares, promovendo o bem à saúde e combate ao sedentarismo. A atividade irá contribuir para a melhoria na qualidade de vida, além de proporcionar um momento de lazer para as famílias”, ressalta a coordenadora pedagógica do município, Tatiani Bernardes.

Agentes da Polícia Militar acompanharão o trajeto para maior segurança de crianças e adultos, além de informar os participantes sobre os cuidados necessários para ciclistas no trânsito. “O uso de bicicleta também é uma medida sustentável, já que evita estresses com congestionamentos e diminui a poluição do meio ambiente”, analisa a secretária de Educação, Alecxandra Maria Vitorassi.

As unidades escolares ficarão responsáveis por levar no mínimo 20 bicicletas com condutor. Ao final do evento, a equipe que mais levar bicicletas será premiada. Haverá também a escolha da bike melhor decorada.