Câncer Bucal será tema de ação na Semana da Saúde Bucal

612
Compartilhar

Começou na última segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26), a “X Semana de Saúde Bucal”. A programação conta com diversas atividades de Promoção e Educação em Saúde Bucal, escovódromo, brincadeiras lúdicas e homenagem às crianças “cárie zero”. As atividades devem envolver cerca de mil crianças, com a participação dos projetos Oficinas, Histórias a Bordo, Fada do Dente e Odonto-Móvel Além disso, nesta quinta-feira (25) – Dia do Cirurgião-dentista, das 8h às 17h, na Praça Almirante Tamandaré, será realizada a “Campanha Sorria para a Vida”, onde cirurgiões-dentistas atenderão a população para exames preventivos de câncer bucal. A ação é uma parceria da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, com a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Faculdade Avantis, e outras entidades do setor.

No Brasil, o câncer mata 600 mil pessoas por ano e o câncer bucal, 6.579 pessoas/ano. Dobraram os casos de HPV (fator de risco para o câncer bucal) na última década e os jovens representam mais de 85% do total. O cirurgião-dentista, além de cuidar da saúde bucal da população, é o profissional capacitado a diagnosticar precocemente uma lesão de câncer na boca (uma afta que dura mais de 15 dias pode ser suspeita). Com mais de 310 mil profissionais no Brasil, a categoria está apta a auxiliar na conscientização e prevenção da sociedade.

Durante a ação na Praça Almirante Tamandaré a população passará por diagnóstico precoce do câncer bucal, que tem entre seus principais riscos o uso do tabaco, potencializado pelo alcoolismo. Ainda, mais recentemente, inclui-se o HPV devido à falta de prevenção por causa de contatos sexuais nas faixas etárias de jovens e idosos, os mais afetados. Ao detectar uma lesão bucal suspeita de ser cancerosa – desde uma afta que dura mais de 15 dias – o cirurgião-dentista pode salvar vidas, pois se não tratado o câncer bucal mata.

A ABCD já realizou 81 ações da Campanha Sorria para a Vida, com o atendimento de 23.230 pessoas e a identificação de 1.506 casos suspeitos encaminhados para exames aprofundados e tratamento. Em Balneário Camboriú, casos suspeitos serão encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Também participam da ação a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (PCD) e Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP).

 

SEMANA DE SAÚDE BUCAL

Até sexta-feira (26), serão feitas ações preventivas de Odontopediatria. Nesta segunda-feira elas aconteceram no Centro Comunitário do Estaleiro; nesta terça-feira (23) no Centro Comunitário das Nações; na quarta-feira (24) será no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida – Vila Real, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30; e na sexta-feira (26) no Lar dos Idosos das 14h às 16h30.