Capitão Rodrigues fala sobre a segurança na temporada em Itapema

1232
Compartilhar

#Entrevistão

A Polícia Militar do município apresentou dados parciais sobre a criminalidade em nossa cidade. Um dos pontos mais críticos em relação à segurança pública é o Calçadão da Meia Praia, que, nos últimos meses, vem apresentando diversas ocorrências, muitas delas, envolvendo menores infratores.

Cleyton Amaral

Na tarde da última quarta-feira, dia 21, nossa reportagem esteve a sede da 4°Cia da PM de Itapema e conversou com o Capitão Rodrigues. Entre os assuntos abordados estavam a segurança na temporada de verão, serviço de inteligência, efetivo e outros projetos que a corporação irá desenvolver ao longo do ano.

Dados parciais

Capitão Rodrigues repassou à reportagem alguns dados da Operação Veraneio 2017/2017. Em sua percepção, esta temporada foi mais tranquila do que o ano passado. Confira alguns números no período de 15/12/2017 a 13/02/2018:

Acidentes de trânsito (com danos materiais) – 108

Prisão em flagrante por embriagues ao volante – 10

Homicídio – 01

Furtos/tentativas – 139

Prisões com mandado ativo – 05

Prisões por tráfico de drogas – 57

Perturbação do Trabalho e/ou sossego alheio – 50

Roubos, prisões e apreensões (menores) – 15

Calçadão da Meia Praia

Diferentemente do ano passado, esta temporada a PM está dando uma atenção maior para este cartão-postal. De acordo com Rodrigues, muitos roubos, principalmente envolvendo menores foram registrados. “Estes infratores passam de bicicleta em alta velocidade e levam celulares, correntes e outros objetos de valor. Estes casos entram nas estatísticas de roubos, pois, geralmente são com violência ou grave ameaça. No início começamos a monitorar o Calçadão com policias de bike, mas a motocicleta se mostrou mais eficaz”, relata.

Serviço de inteligência

Ainda sobre o Calçadão, o Capitão da PM de Itapema revelou que na cidade está sendo criado um serviço de inteligência da corporação e foi este serviço que identificou uma quadrilha que agia no Calçadão. “Foi descoberto que eles haviam alugado uma casa em Porto Belo e os policiais conseguiram localizar o imóvel. No local foram encontrados diversos produtos oriundos de furtos e roubos. Foram presos maiores e menores apreendidos e encaminhados para delegacia. Porém, a PM não conseguir configurar o crime, pois não havia vítima e o delegado teve que soltar os envolvidos”.

Efetivo

Como é de praxe, a PM sempre recebe um reforço na alta temporada, foram de 25 profissionais que já passaram por aqui. Uma das novidades em relação ao efetivo de policiais militares em Itapema é que neste ano, 10 novos profissionais irão permanecer na cidade. No Carnaval, Capitão Rodrigues chegou a solicitar reforço de Balneário Camboriú e da Capital, porém a festividade foi calma e não houve a necessidade. Outo destaque foi a vinda pela primeira vez de um policial argentino, que veio de Missões, para ajudar nas ocorrências envolvendo estrangeiros. Durante a sua gestão, a Polícia Militar de Itapema já ganhou o PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático), a Rocam (Patrulhamento com motocicletas) e, agora, o serviço de inteligência.