Carnaval: dicas para se prevenir e curtir com segurança

211
Compartilhar


O Carnaval é um período de festa, folia e – algumas vezes – excessos. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para que a diversão seja garantida e que os foliões possam ficar em segurança durante as festas. Pensando nisso, o jornal A Hora reuniu algumas dicas para que você possa curtir o Carnaval de forma segura, se prevenindo de meliantes e pessoas mal-intencionadas. Vamos conferir?

Carnaval x bebidas

Grande parte dos acidentes de trânsito ainda se dá por conta do consumo de álcool antes de dirigir. No Carnaval de 2018, houve uma queda de 16% em acidentes graves nas rodovias federais, mas ainda é necessário reforçar os riscos do excesso de velocidade e do uso de bebidas alcoólicas ao volante. Para curtir o Carnaval de forma segura e responsável, não misture álcool com direção. Se estiver nos planos consumir bebidas alcoólicas, opte por transportes públicos ou táxi para se locomover. Pessoas mal-intencionadas podem colocar conteúdos ilícitos que causam danos à saúde e a integridade de quem ingerir.

De olho no trânsito!

Planeje o roteiro que irá percorrer com antecedência e certifique-se de que haja pontos de segurança no caminho, tais como postos policiais e redes de abastecimento. Dessa forma, no caso de alguma emergência, você terá noção dos locais certo para parar com segurança.

Opte por vias movimentadas, evite caminhos com pouco fluxo de pessoas ou que não sejam bem iluminados. Esses tipos de rotas podem parecer mais rápidas, mas em contrapartida, são locais vulneráveis e ótimos para o ataque de meliantes.

Outro cuidado importante é evitar o uso do celular e deixar aparelhos eletrônicos à mostra no carro. O cuidado se estende também em objetos de valor visíveis. Dessa forma, você se mantém atento e não desperta a atenção dos criminosos.

Foco nas crianças

Caso tenha crianças acompanhando, faça um informativo em forma de crachá ou pulseira contendo o nome da criança, do responsável e um número para entrar em contato. Se ver alguma criança perdida, leve-a para o centro policial mais próximo.

No caso dos pais, oriente seus filhos sempre a buscar ajuda de autoridades e ensine-os a reconhece-las. Informe também os riscos de conversar ou aceitar bebidas e doces de estranhos.

Na folia

Durante os dias de comemoração, os foliões devem estar sempre atentos com o que está acontecendo no ambiente. Lembre-se sempre de andar com um documento de identificação, a carteirinha do convênio (caso possua) e não ande com cartões de bancos. Opte sempre por dinheiro em espécie e somente em pequenas quantidades para o consumo durante o dia.

Certifique-se de frequentar locais movimentados, evite vias escuras, vazias e arborizadas – esse tipo de ambiente se torna propício para a ação de pessoas mal-intencionadas.

No caso de brigas ou confusões, mantenha-se à distância. Caso veja alguma situação suspeita ou ação perigosa, informe as autoridades que estejam presentes no local. Em hipótese alguma confronte, escolha sempre a ajuda de policiais e profissionais que estejam cuidando da segurança.

Evite andar com objetos valiosos. Utilize o mínimo possível aparelhos eletrônicos para não chamar a atenção de criminosos. O índice de roubos e furtos nesses dias aumenta. Somente no ano de 2018 em São Paulo, a polícia registrou quase 2 mil casos de roubo e furtos de celulares nos blocos da capital paulista, cerca de 263% a mais que o ano anterior. Por isso, é necessário ficar atento para não entrar nas estatísticas.

O carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano por conta das festas e alegria que proporciona, mas segurança deve sempre estar em primeiro lugar