Cavalos soltos no Alto São Bento preocupam moradores

460
Compartilhar

Um movimento perigoso tem sido flagrado pelos moradores da Rua 810, no bairro Alto São Bento, em Itapema. Imagens mostram cavalos andando até entre carros na via.

O pasto onde os animais ficam está aberto, não há cerca impedindo a saída dos animais,que transitam livremente pela rua, podendo causar acidentes. Outro problema é que os equinos também mexem lixo.

Diariamente, cavalos são vistos andando livremente nas ruas do bairro. Alguns já chegaram a causar acidentes, felizmente, até o momento, nenhuma vítima fatal. “Mas, vamos esperar acontecer uma tragédia para tomar uma atitude? ”, questiona uma moradora que prefere não se identificar.

Responsabilidade do dono

Por certo, estes cavalos têm donos e a primeira responsabilidade é do proprietário que deixou o animal em situação que coloca ele mesmo e pessoas em risco. A primeira coisa a fazer é denunciar o dono do animal para que assuma juridicamente pela responsabilidade, mas nem sempre é fácil. Em geral, depois que o animal é apreendido, o dono não aparece para reclamar, pois, caso faça, será responsabilizado. As autoridades então têm que trabalhar com denúncias da comunidade.

Conversando com os órgãos responsáveis, percebe-se que muito se tem a dizer sobre o assunto, muito se tem a fazer sobre o assunto, mas pouco acontece na prática. Nossa equipe entrou em contato com a FAACI, que ficou de encaminhar a ocorrência para o GOR (Grupo de Operação e Resgate).