CERES E NEM UBS NÃO FAZEM MEDIÇÕES DE TEMPERATURAS EM PACIENTES

304
Compartilhar

Descaso na pandemia

Prefeitura cobra de estabelecimentos comerciais que façam a medição, porém não faz o trabalho de casa. Denúncias dão conta que em vários prédios públicos, incluindo os de saúde, não tomam este cuidado com a população e os casos em nossa cidade só aumentam, já chegam em quase 500.

Cleyton Amaral

“Covid nos dos outros é refresco”, é assim que alguns comerciantes se sentem, depois que foram obrigados, por meio de decreto municipal, a aferir, desde a última segunda-feira, dia 06, as temperaturas dos clientes que acessam os estabelecimentos. O empresariado concorda com prevenção, porém, uma denúncia da comunidade mostra que a própria prefeitura não tem o mesmo engajamento com o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Por meio do grupo muito atuante no WhasApp do “Fala Itapema”, a denúncia surgiu e nossa equipe foi conferir se era verdade. Nosso repórter foi até o Ceres, hoje localizada na UBS do Alto São Bento, por conta da reforma do prédio no Centro da cidade. No local, apenas higienizaram as mãos com álcool e não aferiram a temperatura.

 “Na manhã diversas pessoas no local, inclusive idosos e gestantes, e eles nem preocupados se a pessoa está ou não com febre. Idosos e gestantes são grupo de risco não são? ”, questiona a leitora.

Durante o decorrer do dia, outras denúncias davam conta que também nas unidades básicas de saúde não é feito a medição. O estranho é que estes locais são altamente contagiantes, mas não tomam cuidado. Entramos em contato com a assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta reportagem, eles não haviam se pronunciado.

O que diz o decreto desta semana

A Prefeitura de Itapema lançou na última segunda-feira (06/07) um novo decreto com as medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. Dentre as principais regras está a restrição da circulação de idosos (a partir dos 70) apenas para atividades essenciais como a locomoção ao trabalho, supermercados, farmácias ou estabelecimentos médico-hospitalares.

Outra medida presente no documento é a prorrogação por mais 15 dias da limitação de funcionamento de bares, restaurantes e similares até às 23h e a medição de temperatura na entrada dos supermercados.

Casos aumentam dia, após dia

No último boletim, divulgado ontem, Itapema já registra quase 500 casos.

– Confirmados: 481

– Análise: 111

– Curados: 261

– Isolamento: 192

– Monitorados: 331

– Internados: 8

– UTI: 9

– Óbitos: 11

– Descartados: 1042

– INTERNAÇÕES NO HOSPITAL MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO: 10, do município de Itapema (67% ocupado – 5  leitos vagos) sendo 07 confirmados e 03 suspeitos aguardando resultado do exame

Bairros – Casos Confirmados

Alto Areal:1

Alto São Bento: 32

Canto da Praia: 4

Casa Branca: 18

Centro: 50

Ilhota: 15

Jardim Praia Mar: 26

Meia Praia: 178

Morretes: 90

Sertão do Trombudo: 10

Sertãozinho: 9

Tabuleiro dos Oliveiras: 21

Várzea: 27