Circuito ADS 2019 contribuindo para melhorar a sociedade!

308
Compartilhar


“Muito mais do que trabalhar o rendimento, a Prefeitura está começando a trabalhar a questão social no surfe. Neste campeonato ADS nós estamos tendo a oportunidade de trazer as nossas escolinhas, que possuem um trabalho voltado ao surfe em comunidades carentes. Para muitas crianças, uma primeira disputa em um campeonato”,
 diz o Prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, presente no evento.

“Esse campeonato projeta o Campeche, o Sul da Ilha e Florianópolis para todo o país! É uma parceria que vai continuar, é uma parceria que da certo, que tem a cara de Floripa, que cada vez mais traz esporte, que traz a disciplina, o esforço e a dedicação de cada gurizão desses que está começando a vida. Uma oportunidade de ele poder se destacar, e que bom que seria se ele se destacar e ser um Surfista Profissional no futuro. A gente agradece ao Mineirinho, a toda a organização do evento e a todos que participaram! A cidade de Florianópolis vai ser sempre parceira do surfe aqui na cidade!”, finaliza o Prefeito admirador do surfe.

PROJETO SURF SOCIAL

            Rodrigo Moreno é o Fundador do Projeto Surf Social e deu uma palavrinha para a Swell Eventos a respeito do seu projeto e da oportunidade em poder participar deste evento.

“Eu represento o Projeto Surf Social, que oferece às crianças do Morro do 25 aulas de surfe e de tudo que é envolvido com o surfe. Nós estimulamos eles com aulas de yoga, skate, surfe, jiu jitsu treinamento funcional e outras atividades. Temos uma sede na comunidade e uma base na Barra da Lagoa. Estamos com trinta crianças, para traze-las a descobrir o que Floripa pode oferecer além da realidade de onde eles vivem”, conta o Educador.

            “As crianças da comunidade estão crescendo e serão os adultos do futuro. Nós queremos uma sociedade mais consciente, que saiba qual é o seu papel real na sociedade, e é isso que nós estamos estimulando nestas crianças, estar vindo aos eventos, estão conhecendo outras pessoas, novas possibilidades em que eles podem estar se envolvendo. O projeto está tendo bastante retorno em relação ao engajamento e o comportamento deles. Eles também estão influenciando outras crianças na comunidade, e até os pais deles”, segue o relato.

“Nós não temos recursos, e sim pessoas dispostas a fazer a diferença, com o apoio de doações e parceiros. Estamos trabalhando a dois anos e está dando certo, mudando a cultura da comunidade. O nosso trabalho é um dos pioneiros da cidade, e com o nosso exemplo vejo que outras comunidades estão aderindo, e isso me deixa feliz, porque a gente não consegue absorver tudo”, comenta Rodrigo.

“Participar deste evento é uma oportunidade imensa. As crianças criam expectativa de poder vir. Quando eu soube que nós poderíamos participar deste evento de maneira gratuita a gente logo entrou em contato com a Swell Eventos e já nos foram disponibilizadas as vagas. Pra nós é importantíssimo, porque as crianças podem ver a realidade do surfe, mais uma faceta do surfe, que é o surfe competição. Nesse mundo tem muita amizade, veio as famílias das crianças, tivemos até a benção de classificar um aluno para o evento principal (Alisson Araújo) e isso pra nós é um marco, os primeiros passos em uma das possibilidades de desenvolvimento que nós temos para os nossos alunos”, finaliza o criador deste maravilhoso Projeto.

DESTAQUE LOCAL

            Enzo Benjamin foi um dos destaques de sábado. Foi o Campeão da categoria Sub10 do Trials Local, valendo vaga para o evento principal. O pai dele deu a seguinte declaração ainda no sábado: “Eu estou muito feliz! A ideia era o meu filho passar um bom momento, pegar experiência, brincar com os amigos, conhecer pessoas, e eu não esperava por um resultado como este aqui!”.

            O surpreendente é que esta criança passou bateria entre alguns dos melhores atletas brasileiros Sub10, chegando até a semifinal. Uma experiência ímpar para esta família.

ENGAJAMENTO SOCIOAMBIENTAL

A Swell Eventos aplica um Sistema de Gestão Ambiental em seus eventos. Dentro deste Sistema, realizou uma parceria com o Açaizeiro do Delta e com a ONG Eco Local Brasil e nesta etapa.

Para compensar a emissão de Gases de Efeito Estufa gerados pelo evento, o Açaizeiro do Delta doou 16 mudas de Palmeira Jussara (Euterpe edulis) para o evento. Estas mudas foram dadas ao Adriano de Souza e à Associação de Surf do Campeche para serem plantadas no bairro. Adriano adorou e disse que irá plantar em um terreno de sua propriedade, para acompanhar o crescimento delas.

O carbono presente nos gases vai sendo aprisionados na madeira das árvores à medida que elas crescem. Além do mais, estas árvores fornecerão a fruta do Açaí para os residentes do bairro. A ação faz parte do projeto do Açaizeiro, que visa fomentar o plantio desta espécie da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção, incentivando também a produção deste fruto extremamente saudável e nutritivo.

Para dar a destinação final adequada para os resíduos sólidos gerados pelo evento, a ONG Eco Local Brasil atuou na etapa. A Swell Eventos buscou o ‘Selo Aterro Zero’ e o ‘Selo Consciência Circular’ junto à ONG, duas Certificações que atestam pela boa prática dos resíduos sólidos gerados.

PARCEIROS DA 3ª ETAPA DO CIRCUITO

            Apresentado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. Patrocinado por: HD; Brazinco; Mini Kalzone; JJE Surfboards; AS Fins; Banana Wax; Lord Of The Sea. Apoiam o evento: Kbral Centro Automotivo; Studio DoZero; Floripa Surf Hostel; Casa das Pranchas; Quimikall Surf Reparos; Maremoto ART; Zeca Bar e Restaurante; Marimar Náutica; Meu Copo Eco; Eco Local Brasil; Açaizeiro do Delta; Radio Rebeldia FM.

A idealização do Circuito é do ídolo Adriano de Souza e realização fica por conta da Swell Eventos. Nesta etapa conta com o apoio da Associação de Surf do Campeche, da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da AFESC (Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina).

Fotos: Marcio David