21.4 C
Itapema
segunda-feira, agosto 17, 2026
mais
    InícioCidadesItajaíColegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI lança o Ciclo de...

    Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI lança o Ciclo de Ações Preparatórias – Operação Primavera

    Em:

    Em Destaque

    Compositor de Itapema leva homenagem ao Boi de Mamão para festival nacional

    Canção "Santo Rei" será apresentada no Festival Nacional da...

    Curso de motopatrulhamento forma 12 agentes em Itapema

    Capacitação reuniu profissionais de sete cidades, três estados e...

    Guardas de Porto Belo concluem curso de motopatrulhamento

    Dois agentes participaram de capacitação promovida em Itapema, que...

    Nesta terça-feira (28), o Colegiado de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da AMFRI deu início ao Ciclo de Ações Preparatórias – Operação Primavera, que visa a organização e formatação de uma agenda conjunta ao enfrentamento de riscos e desastres durante os meses de setembro e dezembro, tendo em vista as características climáticas de Santa Catarina, que neste período, historicamente, registram-se os maiores acumulados pluviométricos.

    O lançamento do Ciclo de Operações foi feito após o ato de assinatura de ofício pelo Secretário Executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges e pelo Presidente do Colegiado de Defesa Civil e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Cláudio Silvino da Silva.

    “A ideia do Ciclo de Ações é promover a capacitação técnica aos profissionais, com oficinas e palestras, fazer a revisão de planejamentos e instrumentos legais no âmbito municipal, preparação de mecanismos ao acesso de recursos e outras ações de caráter preventivo”, explica Cláudio.

    O Presidente da AMFRI e Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, destaca que a ação faz parte da execução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e que o objetivo do colegiado é trabalhar em conjunto de forma regional e ter a cultura de prevenção.

    “A ideia é se antecipar aos períodos de chuva. Nossa região do Vale do Itajaí já foi assolada muitas vezes, já tivemos muitos problemas com o grande volume de chuvas. Por isso, precisamos estar preparados e a assessoria de defesa civil da AMFRI está fazendo esse trabalho de orientação dos municípios”, explica, ressaltando ainda a importância das capacitações e cursos para que os profissionais de cada município da AMFRI estejam preparados e qualificados para qualquer situação.

    O Coordenador Regional de Defesa Civil da região AMFRI, Daniel Bazanella Cardoso, esteve presente na reunião e recebeu o ofício do colegiado, uma vez que o Ciclo de Ações estará alinhado com a Operação Primavera, que é coordenada pela Defesa Civil de Santa Catarina. A regional acompanhará e participará da agenda de preparações junto ao colegiado.

    A ação é de suma importância, uma vez que as atividades estão em consonância com tudo o que o Estado, dentro da estrutura de Defesa Civil, aplica na Operação Primavera. Essa conduta de união entre os municípios vai certamente trazer resultados importantes e positivos para todos os munícipes”, finaliza.

    Cidades