Coluna Cleyton Amaral

409
Compartilhar

Mostra o resultado pro povo, presidente

 

Na última segunda-feira (27), O jornal “O Estado de S. Paulo” garantiu na Justiça Federal o direito de ter acesso aos resultados dos testes de coronavírus feitos pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

Uma decisão da juíza Ana Lúcia Petri Betto determinou que o governo tem 48 horas pra fornecer os laudos. Desde que fez os exames, Bolsonaro diz que os resultados deram negativo, mas se recusou a mostrar os papeis que comprovam que ele não está doente.

 

“No atual momento de pandemia que assola não só o Brasil, mas o mundo inteiro, os fundamentos da República não podem ser negligenciados, em especial quanto os deveres de informação e transparência”, afirmou em sua decisão a juíza Ana Lúcia Petri Betto.

O jornal questionou diversas vezes o Palácio do Planalto e o próprio presidente sobre a divulgação dos resultados dos exames. Os pedidos também foram feitos via Lei de Acesso à Informação. Na ação, o “Estado de S. Paulo” aponta “cerceamento à população do acesso à informação de interesse público”, que culmina na “censura à plena liberdade de informação jornalística”.

O Planalto não se manifestou.