Coluna Dr. Sullivan George Savaris

206
Compartilhar


Mordidas na mão

1-Acabei de levar uma mordida na mão, o que devo fazer?
As feridas causadas por mordida na mão podem ser causadas por, mordida de animais, mordedura humana ou soco na boca, e deve ser lavadas com água corrente, estancar o sangramento (caso haja) com um pano limpo. Deve-se evitar compressão circular excessiva devido ao risco de comprometer a circulação, e procurar o médico em um serviço de saúde mais próximo.

2-O que a mordedura pode causar?
Na boca habitam milhares de microorganismos que são nocivos ao aparelho digestivo, mas na pele, músculos e ossos no caso de mordidas podem causar infecções graves ou complicações sérias, se não tratadas adequadamente. Pode ocorre as infecções de tendão – tenossinovite, infecção de articulações – artrite infecciosa, infecção óssea – osteomielite, raiva (que atinge nervos periféricos e sistema nervoso central) entre tantas outras complicações. As mordidas infectadas causam dor, inchaço, vermelhidão e sensibilidade na região. Deve- ser tratadas por um médico o mais rápido possível para evitar maiores danos.

3-Como saber se, a mordida está infectada?
Para esse diagnóstico, o médico irá examinar a ferida, solicitar exames de sangue, radiografias (caso a mordida tenha atingido parte óssea) ou apresente grandes perfurações e cultura bacteriana. Ressaltando que, febre, dor excessiva, vermelhidão já são indicativos de infecção.

4-Como tratar a ferida causada por mordida?
As feridas após serem lavadas e avaliadas por um médico, receberão tratamentos distintos de acordo com a gravidade de cada caso. Para casos de lesões maiores pode ser necessário o tratamento cirúrgico para limpeza total do ferimento, sendo necessário hospitalização para administração de medicamentos intravenosos, para casos menos graves a administração de antibióticos via oral em casa e acompanhamento médico regular.