COLUNA NOVA

2141
Compartilhar

Fernanda A. Assis

Psicologicamente falando @ferassispsico

CIÚME É PREJUDICIAL OU GOSTOSO?

Bonitos! Que maravilha voltar com vocês! Vamos partilhar todas as quintas-feiras assuntos importantes que são comuns entre nós. Falaremos nessa coluna sobre o ciúme.

Ciúme é um sentimento saudável de cuidado com a pessoa amada, entretanto esse sentimento pode ultrapassar o limite do zelo. Quando a pessoa começa imaginar situações que não existem e agir de maneira agressiva com sua companhia, seja verbalmente ou fisicamente, o ciúme passa de zelo para uma patologia que precisa ser tratada, de preferência já nos primeiros sinais.

O que muitos de nós desconhecemos é que a criação e realização desses pensamentos e comportamentos emergem sem a intenção das pessoas, salvo raras exceções, e, com as atuais redes sociais esse domínio sobre o outro ficou mais evidente, fazendo com que os controladores tenham um sofrimento constante.

Algumas pessoas atribuem essas ações radicais como amor. Portanto muita vigilância com o objetivo de não ser prejudicado por esses conhecidos “ciumentos além da conta” que podem até matar, e, se amamos ou conhecemos alguém com esses aspectos, devemos saber que é necessário procurar ajuda de um profissional psicólogo, pois é improvável que essa pessoa consiga se perceber e melhorar sem esse auxílio.

Mente lúcida a todos! Até a próxima!