Coluna Paulo Nascimento

506
Compartilhar


Vontade de me matar

Uma amiga me ligou e disse: acho que vou me matar a vida está tão difícil Paulinho.

Respondi: já comprasse o caixão?

Ela perguntou: o que?

Perguntei: comprasse o caixão? Sim porque se você quer morrer, quem vai pagar, já viu o preço? Estão bem caros… e a funerária viu o preço? Uma loucura não é mesmo. JA foi ver estas coisas flores, coroa, velas, preços?… Foi?

Ela respondeu: não.

Eu perguntei: pois é!… Eu acho uma tremenda filha da putise…teu irmão que é pobre, é da mão para a boca, coitado e daí antes de você se matar por causa de candango, pé de chinelo … paga as despeças que vás dar. Nada, mas justo… ou queres colocar na cola dos outros?… Eu acho um egoísmo profundo a pessoa se matar e deixar despeça… para os outros. Não deixa despesa para os outros não. Pensa no ódio! …o ódio, olhando a pessoa no caixão. Teu irmão ganha um mínimo, vai só no caixão. Fora IML, funerário, documentos, perder dias de serviço, cruzes.

Ela para mim: estas brincando?

Eu para ela: não estou não! É sério… ele tem dois filhos, casa alugada, água, luz, remédio. Tens coragem de tira da boca dos teus sobrinhos?… Quer se matar paga as tuas despesas… nada, mas justo! Viu o preço?… Faz uma pesquisa, depois me diz se não daria ódio… fora 600 reais da cova e o tumulo. 5 mil. E tem gente que ainda deixa escrito no bilhete me desculpem… cara de pau!… Se fazem isso em casa, sujeira para limpar e incomodação…polícia… destrói a casa dos outros é de um egoísmo sem igual e fora a desconsideração. É muita despeça, nas costas de quem vive da mão para a boca. Faz o que te disse! Primeiro tenha a consideração de não deixar despesa para quem não pode pagar, por causa de macho, que não está nem aí para você. Acha que ele vai se sentir culpado? Acorda para a vida. Uma moça 23 anos…vai ver os preços primeiro está… dá despeça para os outros não… vai lá ver.… oh! Tileco até guincho teve de pagar… uma despeça violenta meses para pagar… vai lá primeiro ver quanto custa. Vai… beijo.

Meia hora depois liguei…

Eu: E ai! Foi ver quanto custa? A despesa?

Ela: Não! Já estou melhor. Estou fazendo o almoço e lavando roupa.

(Gosto muito de você …, mas paciência para isto zero!…postei para você ver mesmo beijo) todo mundo lutando pela vida, os hospitais cheios de pessoas desesperadas e uma moça linda vem buscar atenção dizendo uma coisa desta, por causa de um candango que não tem nem uma bicicleta.)