Coluna Sullivan George Savaris

145
Compartilhar

TUMOR GLÔMICO

Tumor glômico é uma neoplasia benigna geralmente encontrada embaixo da unha, nos dedos da mão ou nos dedos do pé mas, pode ocorrer em outros locais como: polpa dos dedos e sola dos pés. Representam menos de 5% de todos os tumores de tecidos moles. A maioria dos tumores glômicos são benignos, mas eles também podem ter características agressivas. Geralmente ocorrer em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos.
Esse tipo de tumor se apresenta geralmente como único, sólido e pequeno. Na maioria das vezes são muito dolorosos e passam desapercebido em consultas médicas.
A dor piora significativamente quando a tumoração é exposta a água fria ou a ambientes gelados, a dor é intensa e pode ser comparada a um choque, isso ocorre devido as várias terminações nervosas existentes no local. Estes tumores tendem a ter uma coloração azulada (dificilmente visível a olho nu), mas uma aparência esbranquiçada também pode ser observada em alguns casos.
O diagnóstico clínico é realizado na maioria das vezes pelo especialista em mão, com uma anamnese do paciente e exame físico no local da queixa da dor, com testes de sensibilidade e de transiluminação, nos casos de tumores mais volumosos podem ocorrer deformidade óssea e da unha sendo visível ao raio-x.
O tratamento consiste na remoção cirúrgica do tumor, que é enviado a patologia para averiguar o tipo de tumor e prosseguir com o tratamento após a cirurgia. É comum a ocorrência de deformidades irreversíveis na unha devido a lesão permanente gerada pela tumoração.
Devido a dor intensa mesmo após a cirurgia alguns paciente ainda relatam dor, havendo necessidade de acompanhamento fisioterápico, terapia ocupacional,psiquiatrico e psicologico.