Coluna Willian Aimar 06/05/2019

223
Compartilhar

Como se tornar um
excelente cozinheiro

Para quem gosta de cozinhar ou trabalha neste setor, seja em restaurantes mais requintados ou em lanchonetes mais simples, a necessidade de bons cozinheiros é de suma importância para o sucesso dos estabelecimentos.
Todo empresário busca encontrar em um cozinheiro um verdadeiro parceiro para sua empresa, afinal cozinhar além de alimentar o corpo também sacia as emoções.
Quando um cliente busca um restaurante que serve uma comida típica caseira, está buscando ali um tipo de alimento específico, muitas vezes remetendo a sua origem e não só o desejo de saciar a sua fome, mas sim o seu espírito.
Bons cozinheiros são formado com o tempo e com muita dedicação. Vou citar algumas particularidades que formam bons cozinheiros.
Existem sim algumas pessoas que têm mais facilidade para aprender a arte da culinária e outras que apresentam dificuldades, o que vai determinar se elas realmente seguiram essa profissão é o desejo que mora em seus corações de se desenvolver e ultrapassar as barreiras que irão surgir durante o processo do crescimento profissional.
Para cozinhar bem é preciso praticar e para praticar é preciso estar no território certo, em uma cozinha. Existem inúmeras variações de culinária até mesmo em um único estado pois a culinária remete a um tipo de alimentação característica de uma região, de uma localidade específica.
O dia a dia entre as panelas fortalece a sua prática, desenvolvendo uma grande habilidade. Todo bom cozinheiro todo chefe de cozinha certamente já cozinhou centenas de milhares de horas, já errou e não foi pouco, certamente também teve a capacidade de analisar seus erros e tornar a executar as receitas com a correção adequada para obter um resultado melhor.
Existe a necessidade de desenvolver alguns bons hábitos e mantê-los sempre afim de ter um serviço de qualidade. O planejamento desde o dia anterior para executar as atividades do dia seguinte é muito importante para garantir a condição de ter um dia produtivo. Saber qual o cardápio será executado, verificar se existem todas as matérias-primas para a produção deste cardápio, organizar o tempo certo desde o preparo e as finalizações próximas da hora de servir; esses cuidados irão garantir um começo de uma jornada onde metade do seu trabalho está em um bom planejamento.
Executar as receitas não é simplesmente cozinhar sem perceber que há um processo para que tudo dê certo e que mudar esse processo pode sim gerar falhas, principalmente quando você está começando a cozinhar ou produzir receitas que não são comuns no seu dia-a-dia.
É preciso ter sensibilidade para entender que cada receita precisa de certos cuidados e que não se pode mudar vários ingredientes dentro de uma receita, com o tempo você até consegue compreender os que realmente podem ser alterados sem prejudicar a produção final.
Conhecer as técnicas de cozimento, uso adequado de equipamentos desde uma panela adequada para produção de um tipo de comida irá garantir um excelente resultado final.
Buscar sempre conhecimento e respeitar os métodos é muito importante, não há como cortar caminhos ao produzir algumas receitas, a necessidade de segui-las corretamente irá garantir o bom resultado. Principalmente quando se replica diariamente receitas, essa organização é extremamente necessária para satisfazer o cliente que retorna a casa buscando encontrar o mesmo sabor, a mesma apresentação nos pratos.
De modo geral você não vai aprender a cozinhar de uma hora para outra, isso leva tempo e dedicação, você tem que estar sempre aberto para aprender com toda situação que venha acontecer. Cada dia que você produz algum tipo de receita você está evoluindo, estará sempre em aperfeiçoamento. A perfeição é uma busca incansável, existem milhões de receitas e você pode criar outras milhões de variações, mas a certeza de cozinhar bem vem sempre do retorno dado dos clientes, dos comensais, de quem degusta a sua produção, não é você que vai dizer que cozinha bem; quem dirá são seus clientes. Você pode até achar que a sua produção está perfeita, mas quando o retorno das pessoas te mostra outro caminho é necessário se reavaliar e perceber o que não está agradando para fazer as alterações necessárias para mudar esse resultado.
Experimentar sempre sua produção é uma necessidade, não há outra forma de saber se está boa, se você não provar antes de enviar para mesa, mesmo pessoas que cozinham muito tempo e cozinham diariamente, provam sempre sua produção, é nos detalhes que se constrói o diferencial de um profissional. O verdadeiro cozinheiro sabe a diferença de uma pitada a mais ou a menos de sal em uma receita, ele percebe que o tempo de cozimento adequado muda e muito final de um prato, os acabamentos que ele usa para finalizar cada prato irão gerar um resultado muito significativo em cada cliente.
Cozinhar para mim é um prazer, quando eu olho para trás e percebo que a mais de quinze anos estou cozinhando, percebo claramente a gigantesca evolução do cozinheiro que eu era e o que me tornei atualmente.
Prepare-se para uma longa jornada onde existiram muitos detalhes que irão te fortalecer cada vez mais para se tornar um grande profissional um excelente cozinheiro no mercado gastronômico.

Sou Willian Aimar um apaixonado por servir encantar pessoas!