Unir forças entre as instituições, aprimorar a ordem pública e a legislação que norteia a atuação policial, são os objetivos da Polícia Militar de Santa Catarina. Na tarde dessa quinta (05/04), o Comandante Regional da PM, Coronel Jefferson Schmidt, e o Comandante do 31ª Batalhão, Tenente Coronel Eder Jaciel, reuniram-se com o presidente da Câmara de Itapema, vereador Jean do Dimar (MDB) e demais parlamentares, para alinhar estratégias buscando promover uma maior justiça social.
O Coronel Schmidt apresentou o Planejamento Estratégico da corporação para os próximos 10 anos, e defendeu o conceito de ordem pública como foco de trabalho da PM, sendo este muito maior do que a segurança em si, e que deve contar com a atuação legislativa. O Coronel Eder comentou sobre a realidade local, e ressaltou a importância dessa aproximação entre as instituições públicas.
“Os vereadores não imaginam como são importantes na preservação dessa ordem pública. Hoje fomos impactados pelo que aconteceu em Blumenau, e isso quebra a ordem pública, o que afeta a sensação de segurança. Então legislar sobre isso é dever dos parlamentares, buscando promover uma maior justiça social. A PM tem as ferramentas para atuar, mas as normas de ordem pública quem faz é o Legislativo”, explicou.
Para o comandante, este plano de ação lançado pela PM é um projeto de construção social, que vem colocar a ordem pública na política urbana, entrando em pauta outra questão: a adequação dos planos diretores das cidades. “Os planos diretores se concentraram muito no conceito urbanístico, mas precisam, segundo o Estatuto das Cidades, defender conceitos urbanos gerais, desde saúde, educação, até segurança, e tudo isso engloba a ordem pública. Precisamos atuar nesse sentido de forma conjunta”, pontuou o Coronel Schmidt.
Ele destacou que este movimento estratégico da Polícia Militar está sendo apresentado em cadeia, em todas as regionais e todas cidades e seus agentes políticos, a fim de alicerçar o poder de polícia administrativa dos legisladores, no sentido de atuar pela ordem pública.
O Comandante Regional destacou que as Câmaras também estão inseridas na preservação da ordem pública, e que a apresentação do Plano Estratégico em cadeia em todas regionais e municípios, para todos agentes políticos, é uma forma de difundir essa ideia e aprimorar as legislações vigentes.