Comércio popular entra no clima da Copa do Mundo

619
Compartilhar

#VaiBrasil

A Copa do Mundo na Rússia começa dia 14 de junho, mas o comércio popular de Itapema já deu o chute inicial para que os torcedores brasileiros possam entrar no clima. Bandeiras e decoração em verde e amarelo já são vistas nas lojas.

Cleyton Amaral

Há 36 dias da abertura da Copa do Mundo na Rússia, o comércio da cidade já começa a se vestir de verde e amarelo. Embora seja ainda esperada a chegada de mais produtos, estão à venda itens e acessórios diversos, tudo com preço em conta para que o torcedor faça a festa quando a Seleção Brasileira entrar em campo.

Em Itapema, a movimentação no comércio ainda é tímida, porém lojas de produtos populares já estão com uma gama de produtos que vão desde canecas, fufuzelas, camisetas, chapeis, bandeirinhas, camisetas. Na Meia Praia, a loja de artigos populares Ki-skinão, na Avenida Nereu Ramos, esquina com a rua 238, o itapemense já pode encontrar diversos itens em verde amarelo.

O encarregado Tiago Lara conta que a expectativa é grande e a tendência é que a procura por produtos sejam maior com a proximidade da abertura da Copa. “A loja abre diariamente e não fecha para o almoço, sempre das 8h às 21h”, conta o profissional. Ainda pelo Avenida Nereu Ramos, na Meia Praia, nossa equipe foi em outra loja de artigos populares a Chega-Mais.

Conversamos com a funcionária Jeisa Maurer comentou que a loja começou a se transformar há cerca de 15 dias. “Aqui o torcedor da cidade poderá comprar vários produtos da Copa como canecas em gel, tiaras para cabelo, camisetas, bandeiras, fufuzelas com um preço muito especial”, relata a funcionária. A loja Chega-Mais abre todos os dias das 8h30 até às 20h30.

Sobre a copa

A Copa do Mundo 2018 será disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho, na Rússia. O país, pela primeira vez anfitrião da competição, montou 11 cidades-sede para receber a disputa, esta que será a primeira a acontecer no Leste Europeu e a décima primeira na Europa.

A Fifa escolheu o país devido ao aumento de interesse da população russa no futebol, graças a investimentos financeiros no esporte, aumento da relevância da Primeira Liga Russa e a chegada de jogadores estrangeiros no país.

Tirando o país sede, automaticamente classificada para o torneio, a seleção brasileira foi a primeira a garantir a classificação para a Copa do Mundo 2018. O sorteio de grupos para a Copa da Rússia aconteceu em 1º de dezembro de 2017, em Moscou. No dia, 32 equipes foram divididas em 8 grupos, com base no Ranking Mundial da Fifa de outubro de 2017. Todos os grupos, bem como as datas das partidas já foram divulgadas.

A Rússia propôs as cidades de Kaliningrado, Kazan, Krasnodar, Moscou, Níjni Novgorod, Rostov do Don, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sóchi, Volgogrado, Iaroslavl, e Ecaterimburgo para receberem as seleções e os jogos da Copa do Mundo 2018. Todas as cidades estão localizados na Rússia Europeia, com exceção de Ecaterimburgo, que está localizada na Rússia Asiática, decisão que foi tomada para reduzir o tempo de viagem entre as sedes. Ao todo, serão 11 cidades-sede e 12 estádios, uma cidade a mais que a exigência da FIFA. Desses 12 estádios, dois serão reformados e dez foram reconstruídos.

Abertura

A abertura da Copa do Mundo 2018 vai acontecer no dia 14 de junho, no Estádio Luzhniki, em Moscou. O jogo de abertura será entre a anfitriã Rússia e Arábia Saudita. Esta é a terceira vez que uma partida que abre a Copa do Mundo não tem pelo menos uma das seleções campeãs ou do primeiro escalão do futebol internacional. A programação do show de abertura ainda não foi divulgada.