Conasa recebe prêmios nacionais de qualidade em saneamento básico

150
Compartilhar

Águas de Itapema

Reconhecimento veio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental para as unidades de Santa Catarina e São Paulo

A Conasa Águas de Itapema, concessionária que opera o abastecimento de água e o tratamento de esgoto no município de Itapema/SC, e a Conasa Sanesalto, responsável pelo tratamento de esgoto em Salto/SP, foram reconhecidas pelo Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2018, outorgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O Prêmio é considerado o mais importante do setor na América Latina e avalia a implantação de boas práticas na gestão do saneamento.

Criado em 1997, o PNQS se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade e é uma iniciativa instituída para estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no país, reconhecendo companhias que se destacam pela utilização das boas práticas e pelos resultados competitivos de desempenho. Outro objetivo do prêmio é captar e divulgar as práticas das organizações reconhecidas em seminários e relatórios de gestão.

Na categoria “As melhores em gestão no saneamento ambiental”, com seis níveis de reconhecimento, a Conasa Águas de Itapema foi a vencedora no nível I (bronze), já tendo conquistado destaque no nível básico (cobre) na sua primeira participação no ranking, ano passado. E a Conasa Sanesalto venceu neste ano, agora na sua primeira participação, o nível básico (cobre).

“A missão do PNQS é estimular a prática de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais, por meio da promoção e do reconhecimento dos casos de sucesso que auxiliem no aprimoramento do setor de saneamento ambiental e no aumento da qualidade de vida da população”, pontua a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

A premiação acontece no dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro, reunindo 54 companhias públicas e privadas atuantes no setor de saneamento no Brasil.