16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaCrescem em 46,9% as vendas de cotas de consórcio no Sicredi 

    Crescem em 46,9% as vendas de cotas de consórcio no Sicredi 

    Em:

    Em Destaque

    O aumento foi registrado no primeiro semestre e supera a média nacional 
    O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, registrou um aumento de 46,9% em novas cotas de consórcios no primeiro semestre deste ano, o que representa um volume de vendas de mais de 63 mil novas operações. O resultado positivo é superior em comparação ao mercado, que cresceu 8,6% no mesmo período, o equivalente a R$ 2,4 milhões em novos consorciados, segundo dados da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC).
    “A expectativa é que o mercado de consórcios mantenha um alto crescimento até o próximo ano, motivado pela contratação para aquisição de bens e contratação de serviços”, destaca Jocimar Augusto Martins, gerente de Consórcios do Sicredi. “Trata-se de um produto versátil, flexível para uso do crédito e acessível, que possibilita ao associado se organizar financeiramente e formar um patrimônio por meio dos pagamentos parcelados e programados mensalmente”, acrescenta.
    Um dos segmentos que contribuiu para o crescimento das novas cotas de consórcios foi o de imóveis com aumento de 62,4% no período, correspondente a mais de 8,3 mil novas cotas. Em contrapartida, o mercado registrou crescimento de 19,8%, o que representa mais de 434 mil novos consorciados na modalidade.
    As cotas de consórcio de veículos pesados também registraram um desempenho positivo no mesmo período, com 29,2% de aumento, ou seja, um volume de vendas de 5,4 mil novas cotas. Enquanto o mercado teve aumento de 23,2%, o equivalente a mais de 181 mil novas cotas comercializadas.
    “Os associados do agronegócio e empreendedores são os que mais buscam o produto. Se filtramos as vendas feitas aos associados do segmento do agro dentro do grupo de pesados, verificamos uma maior tendência de direcionamento para a compra de máquinas agrícolas, que chega a uma participação de cerca de 42% em cotas de créditos adquiridos”, exemplifica Martins.
    Atualmente, o Sicredi possui cerca de 300 mil cotas ativas de consórcios nos segmentos de automóveis; caminhões, tratores e utilitários; drones; imóveis; máquinas e equipamentos; motocicletas; móveis planejados; náuticos; serviços; e a categoria sustentável para aquisição de gerador de energia eólica ou placa fotovoltaica. Os consórcios integram o portfólio de mais de 300 produtos e serviços financeiros e não financeiros oferecidos aos mais de 7 milhões de associados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

    Sobre o Sicredi
    O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

    Cidades