Crianças produzem Cartão Postal em Porto Belo

539
Compartilhar

Alunos do quarto e quinto ano da Escola Municipal Pedro Alemão Antônio Richartz, do bairro interiorano Alto Perequê, em Porto Belo, estão participando do projeto Cartão Postal – Conhecendo Porto Belo, que tem como objetivo a produção de cartões postais a partir de desenhos elaborados pelas crianças.

Cerca de 35 alunos com idade média de nove anos visitaram diferentes pontos da cidade e conheceram suas particularidades. A história de cada local visitado foi trabalhada em sala de aula pelas professoras Ester Pires e Neide Nara Cordeiro, buscando unir texto e imagem com a valorização das paisagens locais, como forma de se comunicar.

A professora do quarto ano Neide Cordeiro explica que a socialização com diferentes gêneros textuais é vital para que os alunos apresentem uma evolução na leitura e na escrita. “Trabalhamos a cidade de diferentes formas e o cartão postal foi sem dúvidas o que mais envolveu os alunos. Além da produção textual, eles ficaram responsáveis por retratar em desenhos aquilo que conheceram em campo, indicando o local que mais os chamou a atenção” – explica.

Os desenhos foram selecionados pela presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo Zene Drodowski e o supervisor de turismo Marcos Jaques, acompanhados da gestora da escola Roseli Zandonai.

Os desenhos escolhidos serão impressos em cartão postal e distribuídos durante o 5º Festival do Camarão, que acontece entre os dias 11 e 14 de outubro em Porto Belo.