Crianças são atingidas por destroços do telhado do CTG em Itapema

483
Compartilhar

#Vendaval #descaso

Bem na hora havia o ensaio dos bailarinos do Grupo Tropeiros do Litoral, foi um corre-corre. Algumas crianças ficaram machucadas e tiveram que ser encaminhadas ao hospital Santo Antônio. Pais pedem que a secretaria municipal de Cultura volta a ceder o antigo espaço para os ensaios.

Era por volta das 20h30, da última quinta-feira, dia 09, quando bailarinos (crianças e adultos) do grupo folclórico Tropeiros do Litoral foram surpreendidos por forte vendaval. Eles estavam ensaiando para as competições no CTG, localizado no bairro Várzea, em Itapema. De uma hora para outra, destroço do telhado começaram a cair, atingindo as crianças e adultos que ali estavam. Foi um verdadeiro corre-corre. Muitos alunos ficaram com medo que todo o telhado viesse abaixo. Além do telhado que foi parcialmente danificado, os alunos-bailarinos não gostam de ensaiar no local, muito devido a falta de estrutura. “O local é aberto em umas das partes, as crianças passam frio para ensaiar. Muitos dias tem lixo acumulado, sujeiras de cavalos… enfim, o local não é adequado”, reclamam pais e alunos.

De acordo com a equipe do Tropeiros do Litoral, as crianças passam bem, algumas foram encaminhadas para o hospital, com escoriações leves, um deles sofreu um corte em uma das orelhas.

Mudança de local

Desde abril, o grupo Tropeiros do Litoral vem enfrentando dificuldades para prosseguir os ensaios, desde que a secretária de Cultura, Noeli Thomé, decidiu retirar o grupo do centro de Itapema e realoca-los no CTG. Tantos os responsáveis do grupo, os alunos e pais foram contra esta medida, porém a secretaria não voltou atrás.

Tinha sido reformado

 O CTG de Itapema recebeu uma singela melhoria na passagem do aniversário do município, porém, parece que as medidas paliativas não foram o suficiente. Está no site oficial da prefeitura de Itapema: À Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico compete:  manter, administrar e zelar os Postos de Informações Turísticas e o Centro de Eventos. Pelo visto há alguma coisa errada. Se compete à secretaria zelar por espaços da administração, ligados à cultura, como pode uma secretária deixar chegar a este ponto? Não é de hoje que moradores reclamam do estado do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Itapema. O local que já foi palco de inúmeras apresentações culturais, hoje está em segundo plano.

O que diz a secretária de Cultura

“Não bastam todos os investimentos feitos nos últimos 14 meses para apoiar e realizar projetos e eventos do grupo em torno de R$ 300.00,00, sim isso mesmo, este é o valor registrado desde que eu assumi a pasta.

Não bastam três locais disponíveis CTG para os ensaios (telhas trocadas em Abril para eventos do aniversário do município) e construção da cozinha para receber o próprio grupo.

Duas salas no Mercado público lotada de materiais e figurinos do grupo. Que devem ser desocupadas imediatamente.

Não basta o espaço locado pelo município para projetos culturais a APIT para  aulas da professora Lisiana.

O que falta para estas pessoas é respeito pelo outro, cobrar é fácil, ter a consciência de que outros grupos, projetos e entidades também merecem nosso apoio é bem difícil par eles.

Estão acostumados a passar por cima de tudo usando como escudo  as famílias destas crianças e jovens que sim fazem belíssimas performances nos palcos e merecem nosso respeito. E dizem que sou a pior Secretária de todos os tempos, deixei de pagar o aluguel de um espaço particular para um grupo com fins lucrativos, sim porque cobra mensalidade, sim não pago porque é ilegal, não pago porque temos outros espaços que são utilizados por todos os demais de forma ordeira e organizada”, relata a secretária Noeloi Thomé.