Cultura ao alcance de ‘todes’ em Itapema

234
Compartilhar

São 11 modalidades, incluindo Violão e Canto, Teclado e Piano, Capoeira, Boi-de-mamão e Terno de Reis, Ballet adulto e infantil, Artesanato, Teatro, Desenho e Pintura, Danças típicas, e a Banda Municipal.

O Projeto Cultura Para Todos, administrado pela Associação de Amigos do Grupo Tropeiros do Litoral em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento, é um projeto de oficinas culturais gratuitas, oferecido a toda população de Itapema, que acontece hoje em 6 pólos: no Espaço Cultural (antigo Mercado Público), Associação de Moradores do Casa Branca, Associação de Moradores da Ilhota, APAE, CMEI Rita Maria e Doce Cuidar.

As oficinas são supervisionadas pela Diretora de Cultura Rose Johann e Rudimar do Nascimento, coordenadas por Cassiana Rebellato, representante da Associação do Grupo Tropeiros do Litoral. São 11 modalidades, incluindo Violão e Canto, Teclado e Piano, Capoeira, Boi-de-mamão e Terno de Reis, Ballet adulto e infantil, Artesanato, Teatro, Desenho e Pintura, Danças típicas, e a Banda Municipal. Todas essas oficinas, atendem cerca de 700 alunos, entre crianças, jovens e adultos, com professores qualificados, para levar conhecimento aos alunos, em diversos horários, pensados para atender as necessidades da comunidade.

No momento, as aulas ainda estão acontecendo com 50% da capacidade dos alunos, uso de máscara e álcool, seguindo as normas de prevenção ao Covid-19, mas ainda restam algumas vagas para algumas oficinas. Para mais informações sobre vagas, horários e idade para as oficinas, podem ligar para o Departamento de Cultura, no telefone (47)3267 1583, ou diretamente no Espaço Cultural (Rua 112, nº 69, Bairro Centro), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Semana Julina das Oficinas Culturais

Festas julinas
Festas Julinas tornaram-se muito comuns aqui no sul do país, sendo a alternativa criada para comemorar as Festas Juninas no mês de julho, sem que as pessoas deixassem de entender o sentido destas festividades. São regadas a muita dança e comidas típicas, fogueira, quadrilha, além das crenças e da religiosidade envolvida.

O Projeto Cultura Para Todos teve sua Semana Julina, de 05 a 09 de julho, e também no dia 15, com aulas temáticas nas oficinas que acontecem no Espaço Cultural, em Itapema.

Foi uma semana divertida, com apresentações dos alunos, música, dança, pipoca e muita cultura popular. Todos os professores colaboraram com as apresentações, que foram de ballet a capoeira junina, muita música, com vários estilos, de Roberto Carlos a um bom forró, animado pelos professores do Projeto, e com convidados super especiais, o Sanfoneiro Marceleza, e o Coletivo Tapera, banda formada por músicos de Itapema. A equipe de Professores e funcionários da Cultura não mediu esforços para levar um pouco de alegria para os alunos e famílias, que se divertiram a semana inteira.