Obra nos fundos da Escola Francisco José Marques será realizada de forma totalmente manual devido ao relevo; vistorias semanais monitoram a estrutura
O Governo Municipal de Porto Belo, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, concluiu o projeto executivo de engenharia para a construção de um novo muro de contenção nos fundos da Escola Francisco José Marques, localizada no bairro Araçá. A estrutura passa por um monitoramento preventivo rigoroso, com vistorias técnicas semanais realizadas por agentes e engenheiros civis do município para garantir a total segurança dos alunos e funcionários.
Com a finalização da planta e dos laudos técnicos, a Administração Municipal informou que a proposta entrou na fase final de instrução documental para a abertura do processo licitatório. O edital pública visa contratar a empresa especializada que ficará responsável pelo fornecimento de materiais e pela execução integral dos serviços de contenção de encosta.
Em decorrência das características geográficas acidentadas do terreno e do difícil acesso para frotas pesadas, as equipes de engenharia determinaram que a obra será executada de forma totalmente manual. A intervenção vai exigir a aplicação de técnicas específicas de escoramento para manter a estabilidade do solo e mitigar riscos durante os trabalhos.
Melhorias no prédio
Além de estabilizar o talude e neutralizar potenciais riscos de deslizamento nos fundos do terreno, o projeto prevê um pacote complementar de benfeitorias estruturais na área externa da unidade de ensino.
O objetivo da prefeitura com os novos investimentos é modernizar a infraestrutura de apoio da Escola Francisco José Marques. A reestruturação da área de lazer e circulação busca criar um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e protegido para o uso diário das crianças, do corpo docente e dos profissionais de apoio pedagógico.











