Delegado novo e delegacia nem tão nova assim

668
Compartilhar

Comarca de Itapema

Com prédio que já não suporta a demanda, policiais civis do município se “viram nos 30” para atender a comunidade. Em 2017, foram mais de 1.200 procedimentos policiais realizados. Depois das 18h e nos feriados e finais de semanas, todo o flagrante policial da região é concentrado em nossa delegacia, na rua 238, na Meia Praia.

Cleyton Amaral

Parece nova, mas continua a mesma. A delegacia de Polícia Civil de Itapema vem recebendo nos últimos meses diversas reformas e melhorias em sua infraestrutura. Entretanto, as medidas são paliativas, pois a realidade é que o prédio localizado na rua 238, no bairro Meia Praia, em Itapema, já não suporta a demanda da cidade, o que traz prejuízos para a população e também para o serviço da polícia judiciária, principalmente o setor de investigação.

“Itapema é uma comarca com uma demanda muita grande de procedimentos policiais. A realidade do baixo efetivo, limitação do espaço físico, prejudica a prestação de serviço. Mas mesmo com as adversidades, a DP realizou somente no ano de 2017, mais de 1.200 procedimentos”, enfatiza o novo delegado titular de Itapema, Aden Claus Ceber Pereira, que assumiu a DP em abril desde ano, quando o delegado Gian Carlos Rossini, que atuou durante anos no cargo foi promovido e foi trabalhar em Itajaí.

Melhorias simples, mas siginificativas

Quem conhece o prédio da delegacia de Itapema sabe da situação em que ele se encontra. Porém algumas pequenas mudanças já trazem um alento para os servidores e dão um pouco mais de qualidade ao serviço que é prestado à população. De acordo com odelegado Aden Claus, a pintura do prédio, a troca da fiação elétrica, que não aguentava mais os aparelhos eletrônicos, o aumento de algumas salas para mais cartórios, uma melhor adequação do ambiente trouxe um pouco mais de humanização à “velha delegacia”. Alguns problemas continuam como o revezamento de salas, apenas uma única cela com duas repartições, o que prejudica os serviços, uma vez que é vetada o preso masculino, feminino e o menor no mesmo ambiente.

Ainda conforme informações do delegado titular, hoje a delegacia conta com cerca de 25 funcionários e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A metade deste contingente são estagiários e funcionários cedidos por outros órgãos e mesmo assim não é o suficiente para absolver a demanda. O setor de investigação policial é um dos mais afetados pela falta de efetivo. Hoje são três investigadores que muitas vezes tem de sair da investigação para cobrir lacunas nos plantões ou afastamento (férias, licenças…). “A Polícia Civil tem uma atribuição enorme e também responde pela parte de trânsito em toda a Costa Esmeralda. Citran, que fica anexo à delegacia conta com apenas quatro funcionários e emite cerca de 250 documentos por dia”, sentencia o delegado.

Central Policial

A delegacia de Itapema passou a ser considerada uma Central de Polícia recentemente, ou seja, mais trabalho para a equipe já sobrecarregada. A partir das 18h e em todos os feriados e finais de semana, a comarca da cidade recebe flagrantes policiais de toda a Costa Esmeralda, além das cidades de Tijucas e Canelinha. Itapema também recebeu uma tecnologia pioneira no Brasil a nível de segurança pública que é a gravação em áudio e vídeo de todo o flagrante policiais. Esse procedimento, segundo Claus, está trazendo agilidade para serviço policial. “Esta tecnologia deu muito certo em Itapema”, finaliza o delegado titular.

Novo titular

O novo delegado titular, Aden Claus Ceber Pereira, que assumiu a DP em abril desde ano. Natural de São Paulo, o delegado ingressou em 2006 na Polícia Civil. Atuou como delegado regional de polícia em Xanxerê por quatros anos. Depois assumiu a diretoria de Polícia da Fronteira durante os três últimos anos. Ano passado pediu a remoção para o litoral de Sant Catarina. Chegou na Costa Esmeralda no ano passado, em outubro, onde atuou na delegacia de Porto Belo. E em abril deste ano, com a promoção do delegado Rossini, assumiu a titularidade da delegacia de Itapema.