Destroços de aeronave que desapareceu são encontrados em Itapema

460
Compartilhar

Os destroços que seriam do avião de pequeno porte modelo Conquest 180, desaparecido desde tarde da última sexta-feira (27) no Litoral Norte, foram encontrados por populares na manhã de domingo (29) na Meia Praia, em Itapema, informou o Corpo de Bombeiros.

O piloto José Ubirajara Moreira da Silva, de 68 anos, que estava sozinho na aeronave, ainda está desaparecido. Ele é pai do deputado estadual pelo Rio de Janeiro Pedro Fernandes (PDT).

No sábado (28), foram encontrados uma mochila, um chapéu, uma escova de cabelo e uma cuia do piloto, assim como a mala dele.

Foram retomadas na manhã de ontem, segunda-feira (30) as buscas pela aeronave desaparecida desde a última sexta-feira (27) no Litoral Norte. O piloto José Ubirajara Moreira da Silva, de 68 anos, que pilotava o avião de pequeno porte modelo Conquest 180, ainda está desaparecido.

Segundo a Aeronáutica, o avião desaparecido é particular e veio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, há uma semana, e não tem base fixa em Santa Catarina. A aeronave, que tem autonomia de voo de aproximadamente três horas, decolou na manhã de sexta do Aeroclube Costa Esmeralda, em Porto Belo, com destino a Itanhaém (SP).

No último contato com a torre, na sexta a tarde, o piloto comunicou que estava com pouca visibilidade por conta das condições do tempo. De acordo com o tenente Daniel Dutra, do Corpo de Bombeiros de Itajaí, os trabalhos no mar envolvem 13 militares, sendo três embarcações dos bombeiros e uma da Marinha.

Os bombeiros delinearam duas áreas para as buscas, iniciadas por volta das 8h e previstas para todo o dia. No ar, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve prestar apoio, conforme os bombeiros. A Capitania dos Portos de Itajaí também confirmou a retomada da varredura nesta manhã.

Deputado do RJ

Desde sábado (28), o deputado estadual e pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes (PDT), está com a família em Balneário Camboriú acompanhando os trabalhos de busca. De acordo com o Corpo de Bombeiros, destroços que seriam do Conquest 180 foram encontrados por populares na manhã de domingo (29) na Meia Praia, em Itapema.

No sábado, foram encontrados uma mochila, um chapéu, uma escova de cabelo e uma cuia do piloto, assim como a mala dele. A suspeita da queda ocorreu porque não foi comunicado o pouso na sexta-feira. O último contato ocorreu com a torre de controle do Aeroporto de Navegantes, e o piloto informou que estaria a nove quilômetros a Sudeste de Navegantes, possivelmente sobrevoando Balneário Camboriú. Depois de 20 minutos, ele chegou a comunicar que teria perdido a referência visual.

Mergulhadores

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina acompanharam, nesta segunda-feira, a embarcação equipada com sonar que faz buscas no local onde o ultraleve que desapareceu quando sobrevoava o Litoral deixou de enviar sinais aos radares de controle aéreo. O ponto de buscas está a cerca de 900 metros dos molhes de Itajaí e Navegantes, próximo ao canal de acesso aos portos. No domingo, o sonar indicou a presença de dois objetos no fundo do mar, exatamente nesse ponto. Os Bombeiros acreditam que possam ser partes da aeronave.  Ao todo, quatro embarcações dos Bombeiros e da Marinha do Brasil participam da operação de busca. Enquanto um grupo monitora a área onde o avião perdeu o sinal, outro faz buscas superficiais na região onde apareceram pertences do piloto _ uma mala e uma mochila _ e parte da fuselagem, entre Balneário Camboriú e Porto Belo.

Passou por reparos

Segundo informações do Condomínio Aeronáutico de onde o avião partiu, a aeronave permaneceu uma semana em Santa Catarina para conserto depois de um problema no pouso, que danificou a hélice e parte do trem de pouso.

O plano inicial era de que o ultraleve apenas abastecesse em Porto Belo. Devido ao incidente, a estadia se estendeu. Com o conserto concluído, um dia antes de decolar com destino a Itanhaém, em São Paulo, o piloto José Ubirajara da Silva, 68 anos, voou para atestar que estava tudo bem com o ultraleve