Dia Mundial da Limpeza terá ações em Itapema

189
Compartilhar


No dia 21 de setembro Itapema participará da maratona mundial de limpeza World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). A ação é promovida pela Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), em parceria com colégio Unificado, e integra as atividades da Campanha Mares Limpos da ONU. Serão dois pontos de partida, um na altura da Rua 205 e outro na altura da Rua 305, a partir das  9h. Os voluntários seguirão até a altura da Rua 237 onde será feita a quantificação dos resíduos recolhidos, orientações e doação de mudas.

“Esta ação global liderada por cidadãos unirá as comunidades locais que estão lutando com os desafios de resíduos mal geridos e descartados da pior maneira possível e que vão parar em praias, rios, florestas, ruas e terrenos. Vamos limpar Itapema”, afirma a presidente da FAACI, Carolina Ioppi.

Sobre o Dia Mundial da Limpeza

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. No Brasil, o movimento Let’s do It! Iniciou em 2011 – pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It! www.limpabrasil.org, e, em 2018 todos os países se uniram para a realização da primeira edição do #WorldCleanupDay – www.worldclenupday.org. No Brasil, www.diamundialdalimpeza.com.br conta com a mobilização Nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e pela Teoria Verde www.teoriaverde.com.br.

Considerada a maior ação cívica da história, uniu 18 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro). No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.