Em Itapema terá homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá

497
Compartilhar

Festa no Mar

 

Celebração religiosa para todos os gostos. No domingo, dia 02, festividades no Canto da Praia e Meia Praia. Haverá também comemorações em Porto Belo e Bombinhas.

 

Cleyton Amaral

 

No dia 2 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes. Mas as duas protetoras são a mesma? Sim. Isso ocorreu por causa do sincretismo religioso ocorrido no século 18, ou seja, nada mais do que o resultado de um conflito, imposto por um choque entre as diferentes religiões dos negros trazidos da África com o catolicismo no Brasil. Dessa forma, os negros incorporaram a nova religião onde os orixás foram associados aos santos católicos.

Em 2020, Itapema contará com comemorações na religião católica e também na Umbanda. A tradicional festa em honra a Nossa Senhora de Navegantes abri as comemorações para a Santa do Mar a partir das 6h de domingo, 02. Para encerrar, a Tenda de Umbanda Cacique Pena Branca, fará uma gira aberta para o público entre as ruas 209 e 211, no bairro Meia Praia. Os umbandistas ainda desejam que a festa na religião entre no calendário oficial do município.

No Canto da Praia

O bairro será palco de muita fé e tradição. A Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes vai reunir muitos moradores e turistas para celebrar a Santa considerada a protetora dos pescadores. A programação começará com a alvorada do amanhecer com a Banda Municipal de Itapema seguida pela a Reza do Terço, às 6h. Uma missa será celebrada e a procissão marítima, às 10h, seguindo até às 19h30 com culinária típica, tarde de prêmios e muitas apresentações culturais, encerrando com o retorno da imagem à Paróquia Santo Antônio.

 

Confira a programação completa:

06h – Alvorada no Canto da Praia, Rua 109D até o Rancho dos Pescadores com a Participação da Banda Municipal e Reza do Terço.

09h – Santa Missa (Rancho dos Pescadores)

10h – Procissão Marítima

10h30 – Apresentação Marcelo Fidêncio

12h – Apresentação Terno de Reis da Tradicional Família Dias com Almoço Festivo

14h – Tarde de prêmios

17h – Apresentação Boi de Mamão Raiz da Terra

18h30 – Procissão da volta da Imagem de Nossa Senhora para a Paróquia Santo Antônio – Centro

19h30 – Santa Missa Paróquia Santo Antônio – Centro

 

Na Meia Praia

Entre as ruas 209 e 211, bem atrás do Shopping Andorinha, os médiuns da Tenda de Umbanda Cacique Pena Branca, estão organizando a primeira homenagem para Iemanjá. De acordo com o dirigente espiritual Sid, a casa localizada na rua 410, no bairro Morretes, é nova no munícipio e por isso a importância de se celebrar o Orixá do Mar, para que mais pessoas compreendam a religião sem preconceito. A primeira gira do mar também acontece no domingo, dia 02, a partir de 19h e aberta ao público em geral.

As giras acontecem todas as quintas-feiras na Tenda de Umbanda na rua 410, número 1462. Vale ressaltar que não é cobrado para entrar e tampouco para ser atendido.