Evento-teste em SC terá acessos laterais e QR Code nos assentos

124
Compartilhar

Governo de SC divulgou mais informações sobre concerto da Camerata na capital. Evento é gratuito e irá ocorrer em 29 de julho para um público de até 548 pessoas.

O governo de Santa Catarina divulgou na terça-feira (27) mais informações sobre o primeiro evento-teste do estado na pandemia. Haverá acessos laterais, para evitar aglomerações, e o QR Code para que o público se cadastre e seja posteriormente monitorado estará nos assentos. O evento-teste ocorre na noite de quinta-feira (29) no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Será um concerto da Camerata da cidade com músicas de Ludwig van Beethoven e Felix Mendelssohn. O espetáculo será realizado com o objetivo de entender melhor os limites das atividades do setor durante a pandemia.

Os participantes já se inscreveram. Todas as pessoas tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 e fizeram teste do tipo PCR na segunda (26) ou nesta terça (27).

Como será a noite do evento-teste
O teatro do CIC vai abrir às 19h. Além da porta principal, os acessos laterais vão ser usado para evitar aglomerações.

Monitores vão ajudar o público a encontrar o assento, que é marcado. Entre cada participante, precisa ser respeitada uma distância de 1,20 metro, com exceção das pessoas que já avisaram na inscrição que vão estar acompanhadas.

Em cada cadeira, vai ter um QR Code. O público deve lê-lo com o celular e assim vai ser direcionado a um questionário, em que vai informar seus dados pessoais.

A partir desses dados, cada inscrito vai ser monitorado durante 14 dias por meio de um aplicativo ou por ligações, para os organizadores saberem se a pessoa apresentou algum sintoma compatível com Covid. Duas universidades catarinenses vão acompanhar o evento para que pesquisadores consigar desenvolver um protocolo sanitário oficial para o setor de eventos. Todas as pessoas, incluindo os músicos, precisam usar máscara do tipo PFF2. Não será permitido comer ou beber no teatro.

As demais regras sanitárias são as seguintes:

serão aceitas até duas pessoas para ocuparem poltronas lado a lado
haverá aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada
A apresentação será às 20h para um público máximo de 548 pessoas. O espetáculo tem duração de 1h20. A saída será por setor e filas para evitar aglomerações. Depois da apresentação, os espectadores não poderão ficar no CIC. Haverá um mestre de cerimônia para orientar o público.

Os lugares são marcados. O mapa será feito um dia antes do evento, já que haverá afastamentos pré-definidos entre as poltronas. Também vai haver sinalização para entrada no CIC desde o estacionamento, para evitar aglomerações. Serão três portas de acesso.

Monitoramento
Depois da apresentação, uma equipe de pesquisadores vai monitorar os participantes por telefone, Whatsapp ou SMS por 15 dias.

A coordenadora-geral do evento, Eveline Orth, explicou que eles vão verificar se as pessoas que estiveram no teatro estão com algum sintoma da Covid-19. Em caso positivo, o paciente será chamado para testagem.