Sicredi intensifica participação na 6ª Semana Nacional de Educação Financeira

23
Compartilhar

Cooperativismo

Ações para colaboradores, associados e para quem ainda não faz parte da instituição levarão mensagens sobre educação financeira no ambiente físico e virtual

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados, reforça em 2019 a sua participação na 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF, realizada anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para estimular o debate sobre o tema na sociedade. O conceito da instituição neste ano será “#Fiquenoverde – Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”. A Semana ENEF acontece entre 20 e 26 de maio, período em que o Sicredi vai intensificar suas ações em todo o País e no ambiente virtual.

Segundo Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi, além de disseminar o tema educação financeira, o Sicredi pretende ampliar sua participação na Semana Nacional de Educação Financeira, que em 2018 impactou mais de 72 mil pessoas. “Educação financeira é uma bandeira para o Sicredi e a visibilidade dada ao tema durante a Semana ENEF potencializa a efetividade dessas ações, o que é muito relevante para que haja um aumento da consciência sobre a importância de ter uma vida financeira equilibrada”, afirma Balzan.

As iniciativas programadas pelo Sicredi para o período têm o objetivo de atingir colaboradores, associados e, especialmente, famílias com crianças e adolescentes, pois um dos objetivos deste ano é destacar quanto o conhecimento a respeito da administração de gastos pode trazer de benefícios se o tema fizer parte do nosso dia a dia desde a infância.

Para os associados, o Sicredi está disparando mensagens via SMS com dicas sobre poupança, cálculo de receitas e despesas, passos para uma gestão financeira eficaz, organização de orçamento e sobre como aproveitar oportunidades de negócio. Além disso, por meio de suas 114 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi e mais de 1.700 agências, a instituição realizará ações em 22 estados e no Distrito Federal.

No ambiente virtual, as dicas para uma vida financeira mais saudável estarão concentradas em um espaço permanente, dedicado exclusivamente ao tema, que ficará hospedado no site do Sicredi a partir de 20 de maio (www.sicredi.com.br/educacaofinanceira). A página inclui conteúdos voltados aos jovens, como histórias interativas que contam a origem do dinheiro, materiais para oficinas com grupos de crianças, livros, e-books e vídeos, além de um teste para descobrir seu perfil financeiro e compartilhar o resultado nas redes sociais.

Uma das grandes novidades deste ano é a parceria do Sicredi com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), que traz os personagens da Turma da Mônica de volta aos gibis para falarem de educação financeira de forma leve e divertida. Os gibis serão distribuídos gratuitamente pela instituição em diversas agências espalhadas pelo Brasil. A nova série em quadrinhos também deu origem a três vídeos animados da Turma da Mônica que estão disponíveis nas redes sociais do Sicredi.

Já para os colaboradores, a instituição aposta em ações de endomarketing. Os mais de 26 mil profissionais receberão mensagens via e-mail, intranet e por meio de uma rede social corporativa utilizada pelo Sicredi. A instituição também vai promover palestras, indicar cursos de gestão de finanças pessoais oferecidos pelo Banco Central do Brasil e pelo Sebrae e ainda distribuir panfletos e camisetas para engajar a equipe na campanha #Fiquenoverde. O ambiente de trabalho, incluindo agências, vai receber intervenções, onde os associados locais também terão acesso a dicas para uma vida financeira mais sustentável.