Festa da Maçã 2019 é retomada na Serra Catarinense

166
Compartilhar

Depois de dois anos sem ser realizado, um dos mais tradicionais eventos da Serra Catarinense volta a acontecer em São Joaquim, em 2019. A Festa Nacional da Maçã será realizada entre os dias 2 e 5 de maio, em novos moldes, por meio de uma parceria público-privada, seguindo o exemplo da Festa Nacional do Pinhão, que acontece em Lages, também na Serra.

Novidades

Em sua 21ª edição, a Festa Nacional da Maçã traz novidades para o público. Para agregar ao evento, serão realizadas, paralelamente, a 1ª Mostra Joaquinense de Vinhos Finos de Altitude, e o Concurso Regional de Qualidade do Queijo Artesanal Serrano, além de outros eventos que, tradicionalmente, já acontecem junto à Festa, como o rodeio, missa crioula e Sexta da Tradição. Além disso, o evento vai retomar uma prática que não acontecia há pelo menos cinco edições: a exposição e feira de animais. Os visitantes poderão comercializar gado, cavalos e ovelhas. Os animais ficarão distribuídos em três pavilhões, dois fixos e um que será montado provisoriamente e exclusivamente para a feira.

Soberanas

Outra diferença com relação às edições anteriores é que, ao invés de realizar um concurso para eleger o trio de soberanas, rainha e princesas serão convidadas e nomeadas pela administração. Os principais critérios para escolha são: ser de São Joaquim, ter entre 18 e 30 anos, e ter ligação com o setor produtivo da maçã. A última edição do evento aconteceu em 2016, com um hiato de três anos entre a 19ª e a 20ª festas.