Festa Nacional do Pirão apresenta mais de dez opções diferenciadas do pra

573
Compartilhar

Aprenda a preparar o Pirão de Caldo de Peixe com Leite de Coco e Filé de Sororoca à Milanesa, uma das atrações da festa

O Pirão é uma das comidas mais tradicionais brasileiras. O seu surgimento não é exato, porém acredita-se que foi no Brasil ou na Angola. Um prato simples, mas que pode trazer inúmeras variações, desde apenas água quente e farinha até caldos mais elaborados como de peixe, feijão, galinha, entre outros. Barra Velha leva o título de Capital Catarinense do Pirão e a tradição é comprovada, com a Festa Nacional do Pirão, que está na sua 23ª edição. As associações da cidade se reúnem para preparar variações do prato para manter viva essa cultura e os sabores da gastronomia local.

Cristiano Zonta é um dos grandes representantes desta Festa. Ele já trabalhou na organização por 12 anos e agora também contribui com a culinária. “A atração principal da nossa Festa é o pirão e nós fazemos questão de manter essa tradição viva. Sempre gostei de cozinhar e agora posso unir minhas duas paixões, a gastronomia e este evento. Será mais um ano para celebrar e envolver a nossa comunidade, que se orgulha da nossa cultura e do nosso título de Capital Catarinense do Pirão”, comenta Cristiano.


Durante a Festa Nacional do Pirão serão servidos mais de dez tipos diferentes de pirão, entre eles Pirão com Ragu com risoto de linguiça, Pirão de Camarão com Sushi, Pirão de Calabresa com Estopa de Peixe, o tradicional Pirão com Linguiça, Pirão com Carne assada, Pirão com Carne Seca e muitos outros. Para já começar a se preparar para a Festa, o Cristiano compartilhou a receita que será servida no evento: Pirão de Caldo de Peixe com Leite de Coco. O preparo é simples e com certeza vai fazer sucesso, confira:

Serviço

O quê: 23ª Festa Nacional do Pirão

Quando: de 5 a 8 de setembro

Onde: Rua Paraná, 913, Centro de Barra Velha (SC) – ao lado do Ginásio de Esportes

Ingressos: entrada gratuita para a maioria das atrações, com ingressos pagos somente para os shows nacionais, com exceção do show de Gian & Giovani na quinta-feira (5/9) que tem entrada gratuita.

Informações: (47) 3446-1231