Fila Única em Itapema, tanta demora por quê?

64
Compartilhar

Gargalo na educação

Este é o questionamento de muitas mães e pais que ainda aguardam uma vaga na rede de educação infantil no município. O primeiro semestre está encerrando e muitas famílias que precisam de uma vaga nos CMEIS ainda aguardam ansiosamente.

Cleyton Amaral

O ano letivo em Itapema começou com uma grande e boa novidade. Ainda em janeiro, a secretaria de Educação abriu as inscrições para o Fila Única, um cadastro online, que visava substituir as antigas filas de esperas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), ainda tinha o intuito de dar mais transparência e agilidade na conquista das vagas pelas famílias com crianças de 0 a 5 anos. Entretanto, depois que a prefeitura colocou em prática a lei da Fila Única, muitas famílias acreditavam que a tão sonhada vaga estava próxima, mas apesar de alguns chamamentos, o déficit de vagas na rede municipal de educação infantil ainda é bastante grave e prejudica muitas famílias.

O que diz o Conselho tutelar

“Toda criança tem o direito à creche e direito à educação, não pode nem ter fila de espera. O conselho tutelar pode requisitar essa vaga, basta os pais comparecerem ao conselho tutelar levando os seguintes documentos: certidão nascimento criança, comprovante de residência, comprovante de que está na fila, documentos dos pais e também se quiserem podem procurar um advogado para entrar com mandado de segurança”, ressalta o conselheiro Roberto F. de Almeida. O conselheiro esteve no dia 23/05 na Câmara de Vereadores falando da lei da Fila Única, depois, no dia 29/05 chamaram 120 crianças que estavam na fila do ensino obrigatório. “Peço aos pais que procurem o conselho tutelar, exijam do conselheiro que te atender que faça a requisição, e se o município não atender em 5 dias exijam do conselheiro que ele represente o município. E obrigação do conselheiro tutelar fazer isso”, argumenta o profissional.

O que diz a prefeitura

O Sistema Fila Única foi implantado pela Secretaria de Educação em Janeiro de 2019. Cada criança pode ser cadastrada em até três unidades e períodos diferentes. O cadastro é feito no site da Prefeitura de Itapema no banner Fila Única. Até o momento já foram realizadas quatro chamadas que atenderam 550 crianças. A fila está em andamento. O que acontece é que o chamamento ocorre de acordo com a vaga disponibilizada, ou seja, na escola, turno e série com a disponibilidade. Sendo assim, a criança avança na fila de acordo com as vagas que surgem nas características (escola, turno e série) preenchidas pelo responsável. Vale ressaltar que a Secretaria de Educação possui um servidor responsável pelo Fila única e qualquer dúvida e questionamentos os pais podem procurar a Secretaria de Educação, localizada na Av. João Francisco Pio, 482, no Bairro Canto da Praia, de segunda a sexta, das 13h às 17h ou pelo telefone (47) 3267-1400.

Novas creches

As construções continuam em andamento e a previsão que a primeira localizada na rua 402B – atrás do Bento Elói seja entregue logo do início do próximo semestre. A previsão é de que ainda esta semana seja feito um novo chamamento.

Fala, Povo!!

Meire Hellen Souza – O problema é que muitas mães que não trabalha e deixa o filho na escola, para passar o dia todo batendo perna, a creche é obrigada a dar vaga para o pré-escolar berçário e maternais não é obrigatório a dar vaga para quem não trabalha. Deveriam investigar essas mães que coloca no berçário ou maternal o dia todo e ver se realmente estão trabalhando. Tenho certeza que se fazer isso vai ter vagas para quem realmente precisa.

Schaiani Carolina – Estou literalmente enojada com essa coisa de fila única. Voltei a morar em Itapema tem dois meses. Lá onde morava, minha filha ia no Pré-escolar, como viemos pra cá meio às pressas, consegui somente a declaração e o atestado de frequência, para mostrar que a minha filha estava na escola e fazer a transferência, mas, simplesmente colocaram o nome dela nessa dita fila única e até agora estamos esperando sem nenhum parecer. Já procurei o conselho tutelar e a secretaria de Educação e não me deram nenhum parecer até agora. Não sei mais o que fazer.

Daiana Graziela Fuchs – Em Timbó, esse problema foi resolvido. É proibido ter crianças na fila da creche. O que mudou? Antes a criança podia ficar o dia todo na creche (Com limite de horas que não sei informar) e agora a criança fica só meio período, ou de manhã ou a tarde. Assim uma criança que “ocupava duas vagas” agora ocupa só uma e outra está disponível. Resolveu.

Maura Aparecida Da Silveira Moraes – Meu filho está na fila de espera desde o dia 11/02/19. Quando fiz o cadastro, ele estava na posição 605 da fila. Hoje depois de quase quatro meses ele está na posição 258