Fila Zero sem data para começar em Itapema

515
Compartilhar

Gargalo na educação

A última informação por parte da secretaria de Educação era que o projeto seria implantado no início de maio. Já estamos na metade do mês e nada. O projeto foi apresentado para entidades ligadas ao direito da criança. Mas as mães querem saber quando realmente vai começar a funcionar?

“Meu filho tem um ano e um mês está na fila de espera desde os seus 13 dias de vida, coloquei na fila cedo porque já tinham me falado que ia demorar para chamar ele. Me relataram que provavelmente só com um ano. Então voltei a trabalhar no final do ano passado deixei ele com minha sogra, em fevereiro, várias crianças de oito meses foram chamadas e ele com 11 meses não foi, e eu estou trabalhando. Essas crianças conheço porque são filhos de amigas minhas e que não trabalham, foi então que fui na creche para saber o porquê meu filho não tinha sido chamado. A explicação que o secretário me deu foi que se ele tivesse nascido dia 1 de abril teriam chamado, como assim ele nasceu dia 25 de março, 6 dias antes meu Deus muito absurdo. Daí ele falou que na metade desse ano vão abrir mais um maternal, e que daí pode ser que chamem ele, se não só ano que vem. Poxa não vai ser sempre que minha sogra vai poder ficar com ele, daí só com 2 anos isso é um absurdo, ridículo, quero respostas e mais vagas para quem realmente precisa”

O desabafo veio de uma mãe itapemense que precisa da vaga para pode trabalhar em paz, sabendo que seu filho está em local adequado e apreendendo. Porém esta não é somente uma situação única, muitas famílias estão passando pelo mesmo problema. A nossa reportagem ouviu de muitas mães que a prefeita deveria investir em creches do que patrocinar jogos. As crianças têm direito e este acesso e está sendo negado por incompetência do poder púbico.

Na secretaria, ninguém fala

Ontem nossa reportagem ligou inúmeras vezes para a secretaria de Educação para saber a que ponto está o projeto Fila Zero. Porém, nem o número de déficit na educação infantil eles repassam… alguns chegam a falar em mais de 1 vagas que precisariam ser criadas. A reclamação dos pais é que o boleto do IPTU chegou, mas as vagas nas creches não têm solução.

Vale ressaltar

Sem uma creche de qualidade, quem mais perde é a criança de família mais pobre, já que a chance de ela ter pais pouco letrados ou até analfabetos é maior, pois em um ambiente de baixa escolaridade ela pode ter mais dificuldades de se alfabetizar e de adquirir outras aprendizagens na escola, posteriormente. Além, disso as famílias mais pobres podem ter dificuldades em relação à nutrição, o que pode afetar a saúde da criança.

Sem data

De acordo com informações da prefeitura, o projeto Fila Zero está andando…. A passos de tartaruga, pois é capaz de acabar o ano letivo e ele nem sair do papel. A resposta que nos forneceram diz que será implantado, mas ainda sem data. Um absurdo!