Operação Guardião do Litoral reforça segurança náutica e ambiental em Porto Belo
A Operação Guardião do Litoral realizou, nos dias 24 e 25 de janeiro, ações intensificadas de fiscalização na região do Caixa d’Aço, em Porto Belo, com foco na segurança da navegação, preservação ambiental e manutenção da ordem pública durante o período de alta movimentação turística.
Na sexta-feira (24), a operação contou com atuação integrada da Marinha do Brasil, Polícia Civil, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP), Polícia Militar Ambiental e policiais do 31º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio de três embarcações. Ao longo da ação, foram abordadas 37 embarcações e 65 pessoas, resultando em sete notificações por infrações administrativas da Marinha, três testes de etilômetro, um boletim de ocorrência por perturbação do sossego, dois boletins por outros motivos e quatro autos de infração administrativa relacionados a entorpecentes.
No sábado (25), a fiscalização foi reforçada com o uso de quatro embarcações. Neste dia, foram realizadas 53 abordagens a embarcações e 71 pessoas abordadas. A ação resultou em quatro notificações administrativas da Marinha, três testes de etilômetro, a apreensão de uma moto aquática, além do registro de um boletim de ocorrência por posse de drogas, um termo circunstanciado e dois autos de infração administrativa relacionados a entorpecentes.
Segundo os órgãos envolvidos, as operações têm como objetivo garantir a segurança de moradores e visitantes, assegurar o cumprimento da legislação vigente e preservar o ecossistema da região do Caixa d’Aço, um dos pontos mais visitados do litoral catarinense.









